CEO do JP Morgan alerta para “furacão” que vai atingir economia dos EUA

  • Joana Abrantes Gomes
  • 2 Junho 2022

O CEO do maior banco norte-americano alertou os investidores sobre a alta de juros da Fed e o impacto da guerra na Ucrânia nos commodities.

O CEO do JP Morgan, Jamie Dimon, alertou os investidores na quarta-feira para se prepararem para um “furacão” económico, numa altura em que a economia dos EUA procura combater a inflação, exacerbada por perturbações na cadeia de abastecimento, pela pandemia e, mais recentemente, pela guerra na Ucrânia.

Em maio, por ocasião do dia do investidor, Jamie Dimon afirmou que havia “nuvens de tempestade” a pairar sobre a economia norte-americana, mas esta quarta-feira, numa conferência em Nova Iorque, intensificou o discurso, dizendo tratar-se de um furacão.

Embora as condições pareçam “boas” neste momento, ninguém sabe se se trata de “um furacão menor ou do Superstorm Sandy, acrescentou, aludindo ao furacão Sandy, o mais destrutivo a atingir os Estados Unidos em 2012.

Por isso, “é melhor prepararem-se”, avisou Dimon, citado pela CNBC, garantindo que o JP Morgan já está a preparar-se para essa turbulência e que será muito conservador no balanço do maior banco norte-americano.

Com início no final de 2021, os mercados norte-americanos têm atravessado um período volátil, enquanto os investidores se preparam para enfrentar o aperto da política monetária da Reserva Federal (Fed), que só este ano já subiu as taxas de juro por duas vezes numa tentativa de conter a inflação mais elevada em quatro décadas sem, contudo, atirar a economia dos EUA para uma recessão.

Apesar de as ações em Wall Street terem registado alguns ganhos nas últimas semanas, devido a um otimismo de que a inflação estaria a abrandar, o CEO do JP Morgan pareceu trair as esperanças dos investidores.

Neste momento está um pouco ensolarado, as coisas estão a correr bem, todos pensam que a Fed pode lidar com isto, (mas) aquele furacão está mesmo ali, no fim da estrada, a vir na nossa direção“, reiterou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CEO do JP Morgan alerta para “furacão” que vai atingir economia dos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião