Ex-CEO da UnitedHealth foi o mais bem pago entre gestores das seguradoras de Saúde nos EUA

  • ECO Seguros
  • 2 Junho 2022

Top 5 mais bem pagos respetivamente nos seguros e corretagem global registam variações diferenciadas em 2021. Sete CEO de seguradoras de Saúde levaram para casa 283 milhões de dólares no ano passado.

Gestores mais bem pagos no setor dos seguros. Em cima CEO das corretoras: Daniel Glaser (Marsh), Greg Case, (Aon), Patrick Gallagher Jr (Arthur J Gallagher), J. Powell Brown (Brown & Brown), Carl Hess (WTW). Em baixo os seguradores: Evan Greenberg (Chubb), Peter Zaffino (AIG), Alan Schnitzer (Travelers), Ajit Jain (Berkshire Hathaway) e David Long (Liberty).

Lucros crescentes, apreciação de valores mobiliários (parte que é significativamente importante no pacote de compensações atribuídas aos líderes executivos) e expansão da indústria farmacêutica impulsionada pela pandemia (ligação que também contribui para os lucros de conglomerados com atividade nos seguros e serviços de clínica médica) proporcionaram bom reforço de fortuna aos presidentes e responsáveis executivos das maiores seguradoras de Saúde nos EUA.

Em 2021, um administrador do UnitedHealth Group, entidade que em Portugal controla o grupo Lusíadas, foi o mais bem pago entre os gestores de companhias que operam seguros de Saúde nos EUA.

Números compilados pela STATnews, plataforma de informação do grupo Boston Globe Media, mostram que os CEO (presidentes executivos) das sete maiores companhias do ramo Saúde (cotadas em bolsa) ganharam valor agregado recorde de 283 milhões de euros a título de retribuições no ano passado. A lista dos mais bem pagos, baseada em informação que é pública, vem liderada por David Wichmann, muitos anos CEO do UnitedHealth Group (e substituído por Andrew Witty em fevereiro de 2021), que arrecadou 142 milhões de dólares, encabeçando o ranking de 2021.

A análise estende-se à última década e, neste horizonte temporal, o montante de compensações atribuídas aos gestores das seguradoras norte-americanas que operam o ramo Saúde assume outra dimensão. Considerando o Top 3 do ranking, a Cigna desembolsou perto de 366 milhões de dólares em compensações asseguradas aos CEO desde 2012 (David Cordani é o atual CEO), seguindo-se UnitedHealth Group com 349,5 milhões e a Centene com 322,62 milhões. A fatura conjunta dos 3 grupos (em retribuições aos respetivos CEO) somou 1,04 mil milhões de dólares na última década, um equivalente a 966,2 milhões de euros ao câmbio corrente.

Executivos com maiores retribuições nos seguros e corretagem

Daniel Glaser, Presidente e Chief Executive Officer (CEO) do grupo MMC (Marsh & McLennan), manteve a 1ª posição em 2021 no ranking dos mais bem pagos na indústria global de corretagem, segundo índice da Business Insurance com base em informação veiculada pelas empresas ao regulador dos mercados financeiros (SEC). A publicação organiza os rankings em função do salário base e outros contrapartidas ou benefícios (como prémios e bónus anuais em ações e outros incentivos não ligados a valores mobiliários) pagos a título de retribuição anual pelas empresas que têm ações cotadas bolsas norte-americanas.

Seguindo este critério, o ranking dos mais bem pagos na corretagem de seguros é encabeçado por Glaser, com salário base de 1,5 milhões de dólares e retribuição total anual a rondar 21,52 milhões (+9,3% do que em 2020). No segundo lugar, Greg Case, CEO da Aon plc, com igual salário base, auferiu perto de 19,87 milhões (-2,1%), enquanto J Patrick Gallagher Jr, Chairman e CEO da Arthur J Gallagher & Co, tendo remuneração base de 1,3 milhões, terminou 2021 com recibo de 13,88 milhões (+24,1% relativamente ao ano anterior). J Powell Brown, Presidente e CEO da Brown & Brown, com 9,2 milhões (+26,8%) e Carl Hess, nomeado Presidente da WTW (em agosto de 2021) e CEO (em exercício desde janeiro de 2022), com cerca de 4,83 milhões (+22,5%) completam o top 5 dos mais bem pagos entre líderes de corretoras. Assim, em relação a 2021 e excluindo o montante atribuído a J Haley (ex CEO da WTW), os quatro líderes executivos das corretoras de referência ganharam uns redondos 12 milhões de euros cada um (à taxa de câmbio de 31 de dezembro de 2021).

Na indústria de seguros, igualmente com base as comunicações regulamentares que as companhias remetem ao organismo fiscalizador do mercado bolsista nos EUA (SEC – Securities Exchange Commission), o Top 5 organizado pela Business Insurance apresenta-se assim:

1. Evan Greenberg (Chairman e CEO, Chubb Ltd) – Salário 1,4 milhões de dólares; Retribuição Total de 23,18 milhões (+14% em comparação com 2021)

2. Peter Zaffino (Presidente e CEO, AIG – American International Group) – Salário 1,48 milhões; Total 21,9 milhões de dólares (-9%)

3. Alan Schnitzer (Chairman e CEO, Travelers Cos. Inc.) – Salário 1,3 milhões; Total 19,85 milhões (+4,5%);

4. Ajit Jain (Vice-Chairman para a área de seguros, Berkshire Hathaway) – Salário 16 milhões; Total 19,04 milhões (variação não indicada);

5. David Long (Presidente e CEO, Liberty Mutual Holding Co.) – Salário 1,45 milhão; Total 18,45 milhões (+3,3%)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-CEO da UnitedHealth foi o mais bem pago entre gestores das seguradoras de Saúde nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião