Espanha: Por cada euro gasto contra fraude nos seguros, clientes ganham 37 euros

  • ECO Seguros
  • 5 Junho 2022

27 por hora é a frequência estimada dos golpes que procuram defraudar os seguros em Espanha. Volume e peso económico das tentativas de burla cresceram em 2021, revela estudo setorial no país.

As tentativas de fraude afetam diversos seguros, sendo que os mais propensos à ação dos golpistas em Espanha são os do ramo Automóvel e de Responsabilidade Civil. Num evento dedicado ao tema Lucha contra el fraude en seguros: falsedad documental y falso positivo, organizado pela ICEA – Investigación Cooperativa entre Entidades Aseguradoras y Fondos de Pensiones, a entidade que acumula cerca de seis décadas como referência em pesquisa e análise no setor divulgou conclusões do seu relatório anual “El Fraude al Seguro Español” relativo a 2021.

Em 1,6% de todos os processos de sinistro, tramitados pelas seguradoras em 2021, foi detetada uma fraude. Esta incidência é superior ao volume calculado em 2020 (1,18%) e em 2019 (1,38%). Quanto ao dinheiro envolvido, o crescimento da fraude “tornou-se mais claro e consistente”, dado que a pegada económica passou de 2,4%, das indemnizações reclamadas em 2019, para 2,56% em 2020 e 2,95% em 2021, observa a Unespa (Unión Española de Entidades Aseguradoras y Reaseguradoras). Na análise aos dados do relatório produzido pela ICEA, a Unespa refere que, atualmente e com base nos casos investigados, um terço das tentativas de fraude contra as seguradoras envolve valor reclamado inferior a 500 euros. Os outros dois terços implicam pagamentos de montantes mais elevados.

O estudo revela que 66% das suspeitas de fraude investigadas ocorre no ramo automóvel, estimando-se que nove em cada 100 acidentes de trânsito com danos corporais encobrem tentativas de fraude. Da mesma forma, uma em cada seis participações de roubo de veículos são falsas e 2,22% dos danos materiais indicados em veículos segurados são fraudulentos. Atrás do seguro automóvel, surgem as linhas “diversos,” reunindo 30% das tentativas de burla. Nesta categoria englobam-se apólices Habitação, seguros de estabelecimentos comerciais, condomínios, empresas e de Responsabilidade Civil (RC). O restante 3% corresponde a tentativas de fraude nos ramos de Vida, Acidentes e Saúde.

Ainda na perspetiva do impacto económico, assumem destaque as coberturas de RC. Embora apenas 1,76% dos sinistros associados a estas apólices escondam tentativas de fraude, o peso das indemnizações reclamadas pelos golpistas sobre o total é bastante maior. O relatório também mostra crescimento anual assinalável das tentativas de fraude e das quantias reclamadas nos ramos de Vida e nas apólices de Responsabilidade Civil.

Gasto das seguradoras no combate à fraude compensa

Baseado em informação fornecida por 32 companhias de seguros que representam quota agregada de 59% do mercado espanhol, o relatório quantifica 237,2 mil suspeitas de fraude investigadas pelas seguradoras em 2021. Segundo a Unespa, os números do estudo não correspondem à totalidade tentativas de fraude ocorridas no país. Mas bastam para perceber que, a cada hora, acontecem em Espanha, pelo menos, 27 tentativas de fraude no setor.

O investimento médio de uma seguradora para investigar uma fraude ronda 59 euros, um valor que varia de alguma forma consoante a linha de negócio em causa. Nos seguros individuais, como Vida e Saúde, entre outros, o gasto médio fica ligeiramente acima de 38 euros por processo, subindo aos 66 euros nos seguro Auto e a cerca de 44 euros para desmontar as tentativas de golpe nas coberturas de RC.

O rendimento obtido por cada euro investido na investigação das tentativas fraudulentas é estimado em cerca de 37 euros. Neste indicador também se verificam variações em função do tipo de fraude que cada seguradora decida investigar. Enquanto nos seguros pessoais, se evitou pagar (indevidamente) 243 euros por cada euro gasto a investigar, no seguro automóvel, cada euro em esforço de investigação aplicado pelas seguradoras poupou aos clientes – e evitou beneficiar os golpistas em – cerca de 29 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha: Por cada euro gasto contra fraude nos seguros, clientes ganham 37 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião