Ex-ministro das Finanças de Moçambique extraditado para os EUA

Ex-ministro das Finanças de Moçambique, Manuel Chang, vai ser extraditado da África do Sul para os EUA onde irá responder a acusações de fraude no valor de 2 mil milhões de dólares.

Manuel Chang, ex-ministro das Finanças de Moçambique, vai ser extraditado da África do Sul para os EUA onde será julgado pelo seu alegado papel num caso de fraude com dívida soberana no valor de 2 mil milhões de dólares, avançou esta quarta-feira a Bloomberg (acesso condicionado).

“Manuel Chang terá de ser extraditado para os EUA”, disse Adriano Nuvunga, líder do grupo não-governamental no centro da batalha judicial, Fórum de Monitoria do Orçamento (FMO). “Lá, confiamos que o sistema de justiça será mais independente e poderá ajudar a esclarecer a fraude multimilionária que empobreceu os moçambicanos”, acrescentou o responsável.

O Supremo Tribunal decidiu extraditar o ex-ministro em novembro de 2021, mas o Governo moçambicano optou por recorrer da decisão junto do Tribunal Constitucional da África do Sul, onde o apelo foi rejeitado esta terça-feira. Manuel Chang está sob custódia numa prisão perto de Joanesburgo desde dezembro de 2018, onde aguarda julgamento por conspiração em fraude e branqueamento de capitais.

O Governo moçambicano também apresentou um pedido de extradição junto da África do Sul, em 2019, de modo a julgar em casa o ex-ministro das Finanças. As acusações de Manuel Chang também abrangem o filho do antigo presidente moçambicano Armando Guebuza, embora ambos neguem as alegações. Moçambique também apelou junto do Supremo Tribunal de Recurso da África do Sul, cuja decisão será agora esperada para as próximas semanas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-ministro das Finanças de Moçambique extraditado para os EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião