BPI e Fintech House aliam-se para acelerar inovação tecnológica e financeira

O objetivo desta parceria é aproximar a comunidade da Fintech House, onde se incluem startups, parceiros e investidores, do BPI, promovendo a criação de novos projetos e o teste de novas soluções.

O BPI e a Fintech House (FH) fecharam uma parceria visando apoiar o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento de projetos tecnológicos e financeiros. O objetivo é aproximar a comunidade da Fintech House, onde se incluem startups, parceiros e investidores, do BPI, em particular nas áreas de open banking, ESG, DeFi, metaverse e web3.0, promovendo a criação de novos projetos e o teste de novas soluções.

“Estamos muito entusiasmados com esta colaboração com a Fintech House. A parceria reflete a aposta do BPI no apoio e na promoção do ecossistema de inovação nacional­. Através desta colaboração, o BPI ganha acesso a um conjunto de startups com soluções disruptivas, com quem pode desenvolver projetos-piloto e parcerias. Além disso, permite que o banco continue a impulsionar internamente uma cultura de inovação, promovendo a interação entre as diversas áreas do banco e as startups da Fintech House”, explica Afonso Fuzeta Eça, diretor executivo do Centro de Excelência para a Inovação e Novos Negócios do BPI, em comunicado.

O acordo prevê a organização de eventos de relevo ao longo do ano, a ligação das startups residentes ao ecossistema bancário e a testagem de soluções entre as startups e o BPI, fomentando a inovação. O BPI irá ainda disponibilizar mentoria de forma a contribuir para o crescimento do ecossistema presente na Fintech House.

“Na Fintech House procuramos ter os parceiros que acreditem na nossa visão de colaboração e comunidade. O banco BPI mostrou-se desde início um parceiro interessado em contribuir para o ecossistema, apoiar as startups, envolver-se na nossa comunidade e, nesse processo, poder arriscar e apostar em novas inovações disruptivas. Para nós é um excelente marco do nosso crescimento, num ano de retoma total e em que preparamos uma nova fase de crescimento”, diz Mariana Gorjão Henriques, head of the Fintech House.

A Fintech House é o maior hub fintech em Portugal, servindo de cowork a startups que desenvolvem soluções inovadoras nas áreas de fintech, insurtech, regtech e cybersecurity. Neste momento, conta com mais de 80 de startups, com com parceiros oficiais, entre os quais a INCM, Fidelidade, Morais Leitão (MLGTS) e VISA, e já foi o palco de inúmeros eventos, entre os quais o ETH Lisbon hackathon.

O BPI, por sua vez, apoia anualmente diversas iniciativas para a promoção da inovação e do empreendedorismo em Portugal. O banco promove, desde 2017, os Prémios Empreendedor XXI, em articulação com o CaixaBank. A iniciativa dirige-se ao ecossistema empreendedor e visa identificar, reconhecer e acompanhar empresas inovadoras, recém-constituídas e que evidenciam elevado potencial de crescimento. O BPI é também parceiro da COTEC desde que foi constituída, em 2003, desenvolvendo diversas iniciativas conjuntas, com destaque para o Prémio PME Inovação COTEC-BPI.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BPI e Fintech House aliam-se para acelerar inovação tecnológica e financeira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião