Marcelo alerta que custos para as famílias podem continuar a aumentar

  • ECO
  • 9 Junho 2022

Face à evolução da inflação, o Presidente da República antecipa que os custos para as famílias e a contestação social possa agravar-se no segundo semestre.

O Presidente da República reconhece que os custos para as famílias vão continuar nos próximos meses. “Mais do que a contestação, é no fundo as famílias estarem a fazer contas, ou terem que fazer mais contas, à gestão dos seus bolsos se a situação continuar e isso pode acontecer”, disse.

Falando à margem das comemorações do 10 de junho, em Braga, Marcelo Revelo de Sousa recordou os últimos dados divulgados pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) em que a entidade previa um aumento de 6,2% na inflação este ano.

“Os números da OCDE apontam para algo à volta daquilo que eram as previsões depois desta evolução após a guerra, que era [um aumento] de 6,2% da inflação este ano”, referiu em declarações aos jornalistas transmitidas pela Sic Notícias, esta quinta-feira, adiantando que o conflito militar na Ucrânia tem impulsionado estes valores.

“Os portugueses já estão a jogar à defesa na sua atitude para com o presente e os próximos meses. Já perceberam que há guerra e que pode demorar mais do que se pensa. Vamos ver o que se passa no segundo semestre e se os sinais são mais ou menos positivos”, alertou, reconhecendo que se a tendência continuar será evidente a “contestação”, nomeadamente, as greves, mas acima de tudo os custos para as famílias.

Marcelo disse ainda que os governos europeus estão a estudar, “quer a nível da União Europeia quer a nível interno, como é que podem atenuar os efeitos nos bolsos das pessoas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo alerta que custos para as famílias podem continuar a aumentar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião