Autoeuropa guia subida da produção de carros em maio

Produção de automóveis cresceu 1,9% no último mês. Nos primeiros cinco meses do ano, contudo, saíram menos 13% de carros, camiões e autocarros das fábricas portuguesas.

A Autoeuropa conduziu à subida da produção automóvel no último mês. Em maio, foram fabricados 25.163 veículos nas unidades portuguesas, mais 1,9% do que em igual período do ano passado, segundo os dados revelados esta terça-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

A subida de 5,7% na produção de automóveis na fábrica de Palmela, para 20.208 veículos, foi decisiva para a melhoria do desempenho das unidades nacionais. A fábrica portuguesa do grupo Volkswagen representou 80,3% dos carros saídos da linha de montagem em maio.

Em sentido contrário, a unidade da Stellantis em Mangualde travou 20,5%, para 3.472 unidades. Para maio estava previsto o início do terceiro turno na fábrica do distrito de Viseu mas tal não aconteceu por falta de semicondutores.

A produção de mini-camiões na Fuso, no Tramagal, cresceu 21%, para 1.206 unidades. Na fábrica da Toyota Caetano, a produção aumentou 34%, para 276 unidades.

Em maio, 98% dos carros tiveram como destino o estrangeiro, com Alemanha (21,2%), França (18,0%), Itália (13,8%) e Espanha (7,7%) nos quatro principais destinos.

Apesar do melhor desempenho em maio, a produção de carros desde o início do ano permanece em terreno negativo: foram fabricados 136.097 veículos ligeiros e pesados desde o início do ano, menos 13% do que no período homólogo de 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autoeuropa guia subida da produção de carros em maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião