Iberdrola pode ter de devolver terreno de maior central solar da Europa

  • Capital Verde
  • 17 Junho 2022

A Iberdrola já anunciou que irá recorrer da sentença e considerou que a instalação dispõe de todas as licenças necessárias.

O Tribunal Superior de Justiça da Extremadura, em Espanha, emitiu uma sentença que obriga a energética espanhola Iberdrola a devolver mais de 525 hectares, onde instalou a central fotovoltaica Núñez de Balboa, a um vizinho, considerando que esta extensão de terreno lhe foi expropriada para a respetiva construção.

A notícia, avançada pelo jornal El Mundo, indica que a Iberdrola já anunciou que irá recorrer da sentença, e considerou que a instalação dispõe de todas as licenças necessárias. O entendimento de que os terrenos eram propriedade pública foi validado por várias entidades da administração pública, mas não pela Justiça.

A central em causa é de momento aquela com maior capacidade da Europa, um total de 500 megawatts, capazes de abastecer 250.000 lares, distribuídos por um total de quase 1000 hectares, nos quais se encontra quase 1,5 milhões de painéis fotovoltaicos.

A sentença do dito tribunal considera que a expropriação não foi devidamente justificada, o que dita a nulidade de todo o processo. A advogada do proprietário dos terrenos, Santos Lázaro Arias, considera que desta forma se confirma o “abuso de direito” da parte da Iberdrola.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Iberdrola pode ter de devolver terreno de maior central solar da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião