Grupo Portugália cria Academia para desenvolver competências dos colaboradores

No futuro, o Grupo tem como ambição criar parcerias com outras empresas e entidades académicas, de forma a expandir a Academia Portugália a colaboradores da restauração a nível nacional.

O Grupo Portugália acaba de lançar uma academia dedicada ao desenvolvimento de competências dos seus colaboradores. A “Academia Portugália” pretende dar resposta à carência de qualificações por parte dos trabalhadores da área da restauração, bem como responder à escassez de cursos vocacionados e direcionados, exclusivamente, para este setor. No futuro, o Grupo pretende expandir a Academia Portugália a colaboradores da restauração a nível nacional.

“A Academia Portugália surge de um sonho antigo, que nasceu do culminar de quase 100 anos de experiência na restauração, muitos anos de investimento na formação tradicional, e da vontade de inovar e querer fazer a diferença”, começa por explicar Francisco Carvalho Martins, CEO do Grupo Portugália, em comunicado.

“Ouvimos dizer, muitas vezes, que qualquer pessoa, com ou sem formação, pode trabalhar na restauração, o que não corresponde à verdade. É importante clarificar que se trata de um setor muito exigente, que requer competências que demoram tempo a ser adquiridas e que devem ser ajustadas à função e a cada pessoa”, reforça Vera Chaves, diretora de recursos humanos do Grupo Portugália.

A academia aposta num modelo de formação e acompanhamento personalizados, que promove o crescimento pessoal e profissional de cada colaborador. A formação está dividida em três níveis –- básico, intermédio e avançado –- que impactam quatro áreas de negócio: cozinha, sala, balcão e gerência.

Numa primeira fase, serão formados 60% dos colaboradores, com recurso a 16 formadores internos e também a métodos externos, que juntam pessoas com diferentes visões e abordagens. Numa segunda fase, correspondente ao segundo ano de atividade da Academia, o objetivo será alcançar 100% dos colaboradores.

O plano de formação combina aulas presenciais com momentos e-learning e é organizado de acordo com as necessidades de cada colaborador, a sua área de especialidade, a sua experiência e os seus pontos fortes e de melhoria. Esta formação “à medida” explora técnicas como o desenvolvimento organizacional e de talento, a eficácia profissional e pessoal, a liderança operacional, bem como a relação com o cliente.

Com três cursos piloto e sete turmas criadas até ao momento, num total de 70 formandos, a Academia está já a reforçar os conhecimentos dos seus colaboradores mais experientes e a avançar na especialização dos colaboradores sem formação.

No futuro, o Grupo tem como ambição criar parcerias com outras empresas e entidades académicas, de forma a expandir a Academia Portugália a colaboradores da restauração a nível nacional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo Portugália cria Academia para desenvolver competências dos colaboradores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião