Allianz Partners analisa inovações médicas induzidas pela Covid-19 no horizonte de 2040

  • ECO Seguros
  • 3 Julho 2022

A Allianz Partners introduziu um novo capítulo, sobre os efeitos da pandemia sobre a medicina, nas perspetivas para 2040. A sua série futurologista procura antecipar como serão os futuros clientes.

A Allianz Partners decidiu analisar os efeitos introduzidos pela pandemia, designadamente os seus efeitos sobre o desenvolvimento da medicina, dedicando ao tema um capítulo na série futurologista patrocinada pela Allianz Partners, que procura mostrar como será o mundo em 2040 no contexto das áreas específicas de atuação do grupo segurador: saúde internacional, assistência, automóvel e seguros de viagens.

Entre as inovações que surgiram devido à pandemia, destacam-se as que aceleraram o desenvolvimento da ciência e da atenção médica.

Denominado ‘Covid-19: Como acelerou o futuro dos cuidados médicos’, o capítulo da série ‘O mundo em 2040’ dedicado aos efeitos da pandemia aborda a aceleração, a um ritmo muito superior, das tendências em medicina e cuidados de saúde que já haviam sido delineadas no relatório original.

Por um lado, destaca a grande transformação da ciência médica e o imenso esforço coletivo da saúde global e da comunidade científica para desenvolver uma vacina. Segundo o relatório o mundo está prestes a conhecer vários avanços significativos, devido à investigação em curso sobre vacinas de alta tecnologia baseadas em genes, e que atualmente podem beneficiar pacientes com cancro, cardiopatias e doenças infecciosas. Emerge o imenso potencial das tecnologias de ‘mRNA’ (ácido ribonucleico mensageiro).

De acordo com o relatório, os cuidados de saúde serão prestados remotamente através da utilização da tecnologia digital. A telemedicina é uma tendência emergente por excelência da Covid-19, reduzindo a carga sobre médicos e hospitais.

A série, intitulada ‘The World in 2040’ foi desenvolvida pelo futurologista Ray Hammond, que há quase 40 anos escreve e fala sobre as tendências que moldarão o futuro. Em 2010, recebeu a Medalha de Ouro da ONU por Serviços à Futurologia. Hammond vive atualmente no futuro que descreveu há perto de 40 anos.

A série assume a forma de uma série de relatórios, lançados ao longo de 2019. Os relatórios examinam uma ampla gama de tendências e tópicos futuros, que incluem robots e automação que transformarão a vida quotidiana, tanto no trabalho como em casa, múltiplas revoluções médicas que melhorarão e prolongarão a vida e o impacto potencial de automóveis, comboios e aviões que circularão sem motorista e sem piloto.

“Com esta série, a Allianz Partners pretende colocar-se no lugar dos futuros clientes, de forma a antecipar as suas necessidades e a antecipar-se proativamente a curva na compreensão das tendências e inovações que provavelmente afetarão os seus negócios”, referiu o grupo, explicando a iniciativa.

O primeiro relatório centra-se nas mudanças esperadas na área da saúde nas próximas duas décadas, incluindo vastas melhorias na prestação de tratamentos e no acesso aos cuidados de saúde.

O modo como a vida superinteligente transformará o lar de meados do século XXI é o tema do segundo relatório. O terceiro relatório da série explora as prováveis ​​mudanças operadas no transporte rodoviário nos próximos 20 anos. O relatório final procura antecipar como é que a experiência do viajante de negócios e lazer evoluirá nas próximas décadas, tanto nos países desenvolvidos quanto nos que se encontram em desenvolvimento.

O grupo Allianz conta com 100 milhões de clientes em mais de 70 países em todos os continentes, reunindo mais de 150 mil colaboradores.

Em Portugal, reúne 980 mil clientes, englobando uma rede de mediação de 600 colaboradores diretos e seis mil agentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Allianz Partners analisa inovações médicas induzidas pela Covid-19 no horizonte de 2040

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião