Prémio Nacional de Literacia em Saúde vai ter 1ª edição

  • ECO Seguros
  • 5 Julho 2022

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde lançou um prémio com vista a destacar as estratégias que contribuam para uma literacia ativa na área da saúde.

O Prémio Nacional de Literacia em Saúde (PNLS) vai ter a sua primeira edição, numa iniciativa da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS). A distinção pretende destacar “projetos e estratégias relevantes na promoção de uma literacia ativa nesta área”, esclarece a PNLS.

Em concreto, o prémio tem como principal objetivo distinguir equipas de trabalho que desenvolvem a sua atividade de investigação ou no terreno, em Portugal, e que tenham implementado ou venham a implementar estratégias de literacia em saúde, as quais deverão incidir em intervenções relacionadas com o melhor acesso, compreensão e utilização da informação e dos recursos de saúde, traduzindo-se em ganhos no plano da saúde e bem-estar dos destinatários.

Para a presidente da SPLS, Cristina Vaz de Almeida, este é um “excelente momento” para dinamizar esta iniciativa, “tendo em conta os esforços feitos nos últimos anos pela literacia em saúde por parte de tantos profissionais e das intervenções evidentes no terreno”.

As inscrições para a apresentação de candidaturas à primeira edição do prémio lançado pela SPLS, o qual consta, aliás, dos estatutos da sociedade, já se encontram abertas, sendo 7 de setembro a data-limite para aderir à iniciativa. Cada uma das duas categorias em que se reparte o regulamento do concurso receberá um prémio de 5 mil euros.

As inscrições estão abertas a equipas ou entidades que exerçam atividade profissional na área da saúde, do social, da educação, na academia, em empresas de comunicação e outros organismos ligados à economia do terceiro setor, como IPSS, associações de moradores, associações de doentes, empreendedores sociais, entre outros.

Numa das categorias o prémio vai destacar entidades que tenham atuado na promoção da vigilância em saúde e da vacinação através do patrocínio da Ciência Viva. Já na categoria do domínio da segurança e da capacitação do doente, das associações representativas de doentes e dos cuidadores, a SPLS conta com o apoio da Roche. A distinção assume assim, nas suas duas categorias, uma componente transversal.

Segundo o regulamento, que pode ser consultado aqui, o júri é constituído por sete membros — quatro elementos da SPLS, duas personalidades de reconhecido mérito nacional e um representante da organização patrocinadora. As inscrições terminam a 7 de setembro e a atribuição pública do prémio acontece em março de 2023, em data e local ainda a anunciar.

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), criada em janeiro de 2022, é uma associação dotada de personalidade jurídica sem fins lucrativos, de caráter científico e formativo. Prossegue fins científicos, formativos, técnicos, organizativos, éticos e humanos na promoção, desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática da Literacia em Saúde.

Com o objetivo de contribuir, através de um conjunto de estratégias, para a literacia em saúde individual, organizacional e pública, para uma melhor saúde e bem-estar das pessoas, no seu ciclo de vida, com arte, técnicas e comunicação, adota uma “abordagem integrada, inclusiva e multidisciplinar, promovendo e desenvolvendo competências”, refere a SPLC ao explicitar a sua missão.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prémio Nacional de Literacia em Saúde vai ter 1ª edição

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião