5 coisas que vão marcar o dia

Parlamento vota a moção de censura apresentada pelo Chega, justificada pela revogação do despacho sobre o novo aeroporto. Em discussão estará também a possibilidade de audição de Pedro Nuno Santos.

Esta quarta-feira será marcada pelo lançamento de um conjunto de dados indicadores do nível de competitividade da economia nacional, pelo Banco de Portugal. Nações Unidas lançam também um documento de análise aos efeitos da guerra na Ucrânia e da Covid-19 na segurança alimentar mundial. Organização Mundial de Saúde discute ainda questões de saúde mundial sobre a Covid-19 e a varíola dos macacos.

Parlamento vota moção de censura do Chega

Vai ser votada na Assembleia da República, esta quarta-feira, a moção de censura ao Governo apresentada pelo Chega. Na passada sexta-feira, o líder do Chega, André Ventura, anunciou a apresentação de uma moção de censura ao Governo, justificada pela revogação do despacho sobre a solução aeroportuária para a região de Lisboa, mas também pelo caos nas urgências. Dado que o PS dispõe de maioria absoluta, a moção está, à partida, chumbada, embora o Chega garanta que retira a moção se Pedro Nuno Santos e Marta Temido saírem do Executivo.

Banco de Portugal esclarece competitividade nacional

O Banco de Portugal lança esta quarta-feira um conjunto de dados referentes aos índices cambiais relativamente ao mês de junho, e ao segundo trimestre de 2022. Estes indicadores são utilizados para medir a competitividade externa da economia, sendo que em maio a competitividade da economia portuguesa aumentou 0,03% face ao mês anterior. No conjunto dos países da Zona Euro, o ganho da competitividade foi de 0,63%.

Parlamento decide se ouve Pedro Nuno Santos

A Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação irá apreciar e votar, esta quarta-feira, o requerimento apresentado pelo PCP para a audição do ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, sobre o novo aeroporto de Lisboa, bem como o requerimento apresentado pelo BE sobre o novo aeroporto no Montijo. A requerimento do PSD será ainda feita uma audição à Aeroportos de Portugal (ANA).

ONU lança relatório sobre segurança alimentar mundial

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), uma das agências das Nações Unidas (ONU), vai dar uma conferência de imprensa relativamente à divulgação do relatório do Estado da Segurança Alimentar e Nutricional Mundial 2022. O documento irá apresentar uma análise do impacto da guerra na Ucrânia e da Covid-19 na segurança alimentar, estimativas do custo e acessibilidade de uma dieta saudável, e recomendações políticas para a reorientação do apoio alimentar e agrícola.

OMS discute Covid-19 e varíola dos macacos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai dar uma conferência de imprensa virtual onde irá abordar questões sobre a Covid-19, a Monkeypox, ou ‘varíola dos macacos’, a situação na Ucrânia, bem como outras questões de saúde a nível mundial. A conferência de imprensa irá realizar-se às 14h de Lisboa, via Zoom.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião