Espanha aplica multa de 200 milhões a seis construtoras por cartel durante 25 anos

Acciona, Dragados, FCC, Ferrovial, OHL e Sacyr reuniram-se semanalmente desde 1992 e decidiam os contratos públicos em que iriam partilhar trabalhos técnicos.

A Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) de Espanha aplicou multas no valor total de 203,6 milhões de euros a seis das principais construtoras do país pela prática de cartel em contratos de obras públicas durante 25 anos, avança o El Confidencial.

Em causa estão as construtoras Acciona (multada em 29,4 milhões de euros), Dragados (57,1 milhões), FCC (40,4 milhões), Ferrovial (38,5 milhões), OHL (21,5 milhões) e Sacyr (16,7 milhões), de acordo com um comunicado enviado esta quinta-feira pela CNMC.

Segundo a CNMC, estas empresas terão manipulado milhares de concursos públicos de construção e obras civis durante 25 anos, reunindo-se semanalmente para decidir os trabalhos técnicos que iriam partilhar, para além de trocarem informações sobre as estratégias de apresentação em concursos públicos.

Entre os milhares de concursos afetados encontram-se infraestruturas de interesse geral. “Trata-se de práticas cujos efeitos têm sido especialmente prejudiciais para a sociedade, pois afetaram milhares de concursos convocados pelas Administrações Públicas espanholas para a construção de infraestruturas como hospitais, portos e aeroportos, estradas, etc.”, refere a Concorrência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha aplica multa de 200 milhões a seis construtoras por cartel durante 25 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião