App da OK! é a primeira no mundo com vistorias em realidade aumentada

  • ECO Seguros
  • 11 Julho 2022

A seguradora do grupo Fidelidade afirma que a sua app AutoDigital é a primeira a nível mundial a permitir vistorias com realidade aumentada para subscrever Danos Próprios.

A OK! teleseguros, marca da seguradora Via Directa do Grupo Fidelidade, acaba de lançar a aplicação AutoDigital, a primeira a nível mundial, segundo a empresa, a permitir efetuar vistorias a automóveis ou motociclos remotamente e através de realidade aumentada. A nova app pode ser utilizada para aprovação de um seguro de danos próprios e para participar sinistros, “de uma forma mais simples, rápida e cómoda”, refere a seguradora.

Luís Gonçalves, gestor do projeto: “Desenvolvemos um modelo único no mercado segurador, introduzindo um nível de sofisticação no processo de subscrição através da integração de Inteligência Artificial e na experiência de cliente com a Realidade Aumentada”.

A App AutoDigital foi desenvolvida com o recurso a algoritmos de Inteligência Artificial, usando Computer Vision. Esta tecnologia visa mitigar a fraude, bem como assegurar a automação na aceitação de um contrato de seguro, através da identificação dos danos dos veículos e da matrícula.

A ferramenta digital permite ainda detetar se o telemóvel tem capacidade ou não de fazer a vistoria através de realidade aumentada e, caso não tenha, apresenta automaticamente a experiência por fotos, garantindo que a vistoria é sempre realizada.

Esta aplicação permite a participação de todas as tipologias de sinistros Automóvel digital, sejam elas acidente, quebra isolada de vidro, furto ou roubo, atos de vandalismo, fenómenos da natureza e incêndio, raio ou explosão, com ou sem uma declaração amigável de acidente automóvel (DAAA). Outro grande objetivo é a identificação de eventuais danos nas viaturas antes de se iniciar o seguro com coberturas de danos próprios. Isto resulta de uma aposta da seguradora “em tornar os processos mais simples, acessíveis e inovadores, colocando as novas tecnologias ao serviço dos clientes e obtendo um ganho de eficiência nos processos, bem como na melhoria do serviço ao cliente”.

A Via Directa desenvolveu este projeto com base num conceito de white label, o que permite que outras empresas possam adquiri-la e customizá-la em termos de look&feel, de forma simples num Back Office que partilha o mesmo nome da App, onde se pode alterar a experiência do vídeo e personalizar o logo e as opções cromáticas. Tudo isto em três línguas: português, espanhol e inglês.

A empresa indica que existem alguns números que demonstram o sucesso da aposta deste tipo de tecnologia ou serviço, como a avaliação da experiência de vistoria por parte do cliente de 4.3 em 5, o facto de 44% do total das vistorias serem realizadas usando vídeo ou realidade aumentada e a automação do processo de aceitação das vistorias com redução da interação humana, mas mantendo a qualidade da aceitação do risco”.

“Temos motivos para nos orgulhar”, afirma Luís Gonçalves, coordenador do projeto e Head of Actuarial & Analytics Department, desenvolvemos um modelo único no mercado segurador, introduzindo um nível de sofisticação no processo de subscrição através da integração de Inteligência Artificial e na experiência de cliente com a Realidade Aumentada”, conclui.

A marca Ok! Teleseguros comercializa, por telefone e internet, seguros para carro, moto, casa, saúde, produtos de viagem e bike.

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