Comissão Europeia vai cortar previsões de crescimento mas não vê sinais de recessão

A Comissão Europeia vai rever em baixa as previsões económicas para este e para o próximo ano, nomeadamente "por causa de muitas incertezas e riscos".

A Comissão Europeia admitiu que vai cortar novamente as previsões de crescimento para este ano e aumentar as projeções para a inflação, numa altura em que ainda persistem riscos e incertezas. Apesar deste cenário, o Executivo comunitário sinalizou que ainda não vê sinais de recessão.

“O que vemos é que o crescimento económico está a mostrar-se bastante resiliente este ano. Ainda assim, pode-se esperar alguma revisão em baixa e ainda mais para o próximo ano por causa de muitas incertezas e riscos“, disse o vice-presidente executivo da União Europeia (UE), Valdis Dombrovskis, a jornalistas em Bruxelas, citado pela AFP.

A comissão executiva da UE deve atualizar as previsões económicas numa reunião mensal regular de ministros, que vão mostrar um crescimento mais lento e inflação mais alta, explicou Valdis Dombrovskis.

Em maio, a Comissão já tinha reduzido as previsões de crescimento para os 19 países do euro para 2,7% este ano, (em fevereiro a previsão era de 4,0%), e para 2,3% no próximo ano, (anteriormente 2,7%), na primeira avaliação do impacto da guerra em Ucrânia sobre a economia do bloco.

Nesse mês, a estimativa da inflação apontava para os 6,1% para este ano, o que já representava um aumento em relação aos 3,5% anteriormente projetados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão Europeia vai cortar previsões de crescimento mas não vê sinais de recessão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião