Presidente do BCE foi alvo de tentativa de ciberataque

Christine Lagarde foi alvo de uma tentativa de ciberataque onde, alegadamente, os piratas se fizeram passar pela ex-chanceler alemã, Angela Merkel. BCE garante não haver informação comprometida.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, foi alvo de uma tentativa de ataque informático onde os piratas se fizeram passar pela ex-chanceler alemã, Angela Merkel, noticiou esta terça-feira a agência Reuters (acesso condicionado).

Fazendo-se passar por Angela Merkel, os piratas informáticos pediram à presidente do BCE para divulgar um código de autenticação que lhes iria permitir abrir uma conta na aplicação de mensagens, WhatsApp, vinculada ao número de telefone de Christine Lagarde. A informação foi avançada à Reuters por fonte familiarizada com o assunto, embora não tenha sido confirmada oficialmente.

Um porta-voz do BCE, por sua vez, confirmou que “houve uma tentativa de incidente cibernético”, no qual Christine Lagarde esteve envolvida. Segundo o porta-voz, este ataque “foi identificado e interrompido rapidamente”, sendo que “nenhuma informação foi comprometida” e acrescentando que não será prestada informação adicional visto estar “em curso uma investigação”.

Caso tenha sucesso, o esquema em causa resulta numa perda de controlo da conta do utilizador sendo que, normalmente, os piratas informáticos pedem às vítimas para trocar o tradicional serviço de mensagens pelo WhatsApp. No lugar desta aplicação, também pode ser pedido um código de autenticação para as aplicações Signal ou Telegram, sendo que ambas se apresentam como serviços de troca de mensagens encriptadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente do BCE foi alvo de tentativa de ciberataque

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião