BRANDS' TRABALHO O papel dos RH: a opinião da diretora de Recursos Humanos da Adecco

  • Pessoas + Adecco
  • 13 Julho 2022

Os colaboradores são o ativo mais importante de uma empresa. É, por isso, essencial garantir a sua melhor gestão. Qual o papel dos RH numa empresa? Vânia Borges, diretora de RH da Adecco, responde.

Gerir pessoas pode não ser fácil, e é por isso que se torna importante para as empresas ter uma consultora de recursos humanos (RH) que garanta que a gestão dos seus colaboradores. Vânia Borges, diretora de Recursos Humanos da Adecco, mestre em psicologia social e das organizações, responde a três questões sobre o papel dos RH.

  1. Porque é que é tão importante o papel da empresa de Recursos Humanos (RH)?
    As empresas precisam estar focadas no seu negócio, na sua estratégia e na forma de a colocarem em prática. Uma consultora de RH ajuda as empresas a garantir a melhor gestão do seu maior e mais importante ativo, os colaboradores. Fechar posições temporárias e permanentes, efetuar serviços de outsourcing, formar e garantir que cada colaborador tem o seu máximo potencial desenvolvido é o que fazemos e assim ajudamos os nossos clientes nesta tarefa, libertando-os para outras prioridades.
  2. O que torna um recrutamento eficaz e o que leva os candidatos a preferir uma consultora de RH?
    Um recrutamento eficaz é aquele em que conseguimos transmitir ao candidato as informações fundamentais da posição para a qual estamos a recrutar e também quando conseguimos que durante o próprio recrutamento o candidato comece a ficar ligado à função e à empresa para a qual recrutamos. Uma consultora efetua diferentes processos de recrutamento, posições temporárias, permanentes e para projetos próprios, logo, disponibilizamos diferentes ofertas e esse já representa por si só um fator interessante para os candidatos. Para além disso, a Adecco faz uma gestão dos seus candidatos, apresentando-lhes ofertas profissionais que mais se adequam às suas competências e ambições, acabando as consultoras por fazer uma gestão ativa da carreira dos candidatos, acompanhando-os de forma próxima na sua jornada, o que nos é frequentemente apontado como uma mais-valia.
  3. Quais os fatores de diferenciação da consultora no mercado?
    Temos três fatores de diferenciação, as nossas pessoas, a proximidade que as mesmas criam com os nossos candidatos, colaboradores e clientes e consequentemente o serviço de excelência que lhes prestamos. Somos pessoas que trabalham com pessoas, por isso, é fundamental para a nós a criação de um vínculo com todos os que se cruzam connosco. Por último, para os candidatos que hoje representam a GIG economy, as posições temporárias não representam uma limitação, mas sim uma escolha preferencial dos mesmos, pois procuram a oportunidade de desempenharem diferentes funções por determinados períodos de tempo, trabalhando na aquisição de conhecimentos e competências que os enriquecem a nível pessoal e profissional. Ativamente, procuramos dar resposta às expectativas de uma geração que vê vantagens de crescimento neste segmento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O papel dos RH: a opinião da diretora de Recursos Humanos da Adecco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião