Hoje nas notícias: Cartel do fogo, Fisco e idade da reforma
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Uma empresa que será julgada em Espanha por manipulação do mercado ganhou um contrato em Portugal para quatro aviões de ataque a incêndios, mas alugou dois deles aos donos da empresa que ficou em segundo lugar no concurso. A idade da reforma deverá voltar a cair em 2024. Conheça estas e outras notícias em destaque esta sexta-feira.
Cartel do fogo espanhol divide concurso de 43 milhões em Portugal
Em 2020, a Agro-Montiar e a CCB Serviços Aéreos – duas empresas portuguesas detidas por espanhóis, alegadamente envolvidos no Cartel del Fuego, sob acusação de manipulação do mercado e dos preços – participaram num concurso lançado pela Força Aérea Portuguesa no valor de 43,4 milhões de euros para o aluguer de quatro aviões anfíbios de combate aos fogos. A Agro-Montiar venceu o concurso, mas alugou duas das aeronaves aos donos de uma concorrente, nomeadamente à Martínez Ridao, uma companhia de aviação espanhola, dona da empresa que ficou em segundo lugar – a CCB Serviços Aéreos.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).
Levantar mais de 50 mil euros vai dar alerta no Fisco até fim do ano
A Autoridade Tributária (AT) vai passar a ser avisada sempre que alguém levante pelo menos 50 mil euros da sua conta bancária. A implementação da medida, que pretende combater a fraude e a evasão fiscal, estava prevista para 2020, mas foi adiada devido à pandemia, transitando agora para o Plano Estratégico de Combate à Fraude e Evasão Fiscais e Aduaneiras do biénio 2021-2022.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).
Idade da reforma deve voltar a cair pelo segundo ano consecutivo
A pandemia deverá fazer baixar novamente a idade normal de acesso à pensão de reforma. Caso a esperança média de vida aos 65 encolha um mês no triénio que finda este ano, a idade da reforma que será aplicada em 2024 diminuirá face à idade de acesso à pensão em 2023, que será de 66 anos e quatro meses, menos três meses do que a idade da reforma em vigor.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).
BlackRock estanca aposta em dívida nacional
A BlackRock assumiu uma posição neutral face à dívida europeia, justificando a sua decisão com o facto de o mercado da dívida da região ter incorporado uma posição demasiado dura por parte do Banco Central Europeu. O responsável em Portugal pelo negócio da maior gestora de ativos do mundo alerta que “o mercado ainda não descontou uma recessão”, mas apenas “as subidas das taxas de juro”. E deixa um alerta: “[As ações] já caíram qualquer coisa, mas ainda podem cair mais, daí que ainda não seja o momento para a estratégia buy the dip [comprar ações mais baratas quando os preços caem].”
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Quase 40 mil à espera de apoios do Estado para climatizar a casa
Mais de 37 mil proprietários continuam à espera da validação das candidaturas à segunda fase do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, que encerrou a 2 de maio. A segunda fase deste programa estatal bateu recordes: 106 mil candidatos em busca de ajuda financeira do Estado para baixar a conta da eletricidade e melhorar a eficiência energética e ambiental da sua habitação. O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ainda tem 39 milhões de euros, mas, para já, não há data para abrir nova fase.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Cartel do fogo, Fisco e idade da reforma
{{ noCommentsLabel }}