Exposição a empresas russas agrava “buraco” das seguradoras do Montepio

  • ECO
  • 25 Julho 2022

Companhias de seguros do grupo Montepio perdem 160 milhões de euros em capitais próprios, devido à exposição a empresas russas da indústria pesada. Rácio da margem de solvência caiu para 80%.

Nos primeiros cinco meses deste ano, a Lusitânia Seguros e a Lusitânia Vida, que integram as companhias de seguros do grupo Montepio, já perderam 160 milhões de euros em capitais próprios, avança o Público (acesso condicionado).

Estas perdas refletem, em parte, o impacto da sua exposição a empresas russas do setor da indústria pesada, como a Gazprom e a Novolipetsk. A degradação da situação financeira está a ser encarada pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos e Pensões (ASF) com apreensão, segundo adiantou ao Público uma fonte ligada ao supervisor.

A área seguradora do Montepio tem uma exposição superior a 20 milhões de euros a empresas russas, sendo que a informação divulgada mostra que o rácio da margem de solvência das seguradoras caiu para 80%, abaixo do limite mínimo imposto de 100%. Em junho, as carteiras de títulos registaram um agravamento das menos valias, explicada em parte pelos efeitos na economia da pandemia de Covid-19, e da invasão da Ucrânia pela Rússia, e subsequentes sanções económicas contra Moscovo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exposição a empresas russas agrava “buraco” das seguradoras do Montepio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião