Galp dispara quase 3% com lucro acima do esperado de 420 milhões

Bolsa de Lisboa voltou a fechar acima dos 6.000 pontos. Galp avançou 2,9% depois de ter apresentado resultados acima do esperado pelos analistas. Em dia de ganhos na Europa, o índice alemão caiu.

A Galp valorizou quase 3% esta segunda-feira, depois de ter apresentado resultados semestrais acima do esperado pelos analistas, ajudando a bolsa de Lisboa a fechar acima dos 6.000 pontos com um dos melhores desempenhos na Europa.

As ações da petrolífera liderada por Andy Brown avançaram 2,87% para 10,02 euros. A Galp anunciou esta segunda-feira, antes da abertura da bolsa, uma subida do lucro para 421 milhões de euros e do EBITDA para 2.114 milhões de euros. Ambos os indicadores saíram melhor do que o esperado pelo mercado, com impostos aquém do estimado e o bom desempenho da divisão comercial, de acordo com o CaixaBank/BPI.

Galp soma quase 3%

Este desempenho acabou por ajudar o PSI a somar 1,10% para 6.002,60 pontos, o valor mais elevado desde 4 de julho. Foi um dos melhores registos entre os pares europeus. O Stoxx 600 avançou cerca de 0,1% e os ganhos de Madrid a Milão situaram-se entre os 0,2% e os 0,7%. Sem sentido contrário, o germânico DAX caiu cerca de 0,5%, depois de novos receios com o fornecimento de gás da Rússia.

“O índice alemão já tinha recebido durante a manhã a revelação de que a confiança empresarial germânica se degradou mais do que o esperado em julho, com o presidente do IFO a afirmar mesmo que a economia daquela geografia está à beira de uma recessão, e durante a tarde teve a notícia de que a Gazprom revelou atraso na entrega de uma turbina para o gasoduto Nord Stream, acrescentando que alguns problemas adicionais com o equipamento ainda permanecem, o que se faz sentir numa escalada dos preços do gás natural”, explicam os analistas da sala de mercados do BCP..

Apenas uma cotada do índice de referência nacional fechou abaixo da linha de água: a operadora Nos teve uma queda ligeira de 0,16%.

Do lado positivo, a papeleira Altri foi a estrela da sessão, com um aumento de 4,53% para 6,35 euros. Entre os pesos pesados, além da Galp, o BCP ganhou 2,54% para 0,1456 euros, antes de apresentar os resultados do semestre na quarta-feira. A retalhista Jerónimo Martins ganhou 1,23%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp dispara quase 3% com lucro acima do esperado de 420 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião