Namíbia, Arábia Saudita e Palau investem em turismo sustentável

  • Servimedia
  • 4 Agosto 2022

Há diferentes projetos ecológicos a serem desenvolvidos pela Namíbia, pela Arábia Saudita e pelo Palau. Os três países estão empenhados no desenvolvimento do turismo sustentável.

A Namíbia, a Arábia Saudita e Palau estão empenhados no turismo sustentável e, para isso, estão a desenvolver diferentes projetos ecológicos que visam promover o bem-estar das pessoas e do planeta, noticia a Servimedia.

Na Namíbia, na região de Erongo-Kunene, a comunidade ≠Khoadi-//Hôas reservou 12 mil hectares para a conservação e para o turismo no Grootberg Lodge, um grupo de pequenas casas onde os turistas se poderão alojar e ficar a conviver com os habitantes locais.

Esta área é caracterizada pela diversidade da sua fauna e pelas diferentes possibilidades de descobrir o local sem danificar o ambiente. Além disso, o que também torna este local único é que as casas são 100% propriedade de uma organização de conservação, o que assegura que a estadia dos turistas é sustentável.

As receitas apoiam projetos e fundos de conservação, nos quais também entra, entre outras coisas, a educação de comunidades locais subdesenvolvidas.

Já no noroeste da Arábia Saudita, está o Al-Ula, o primeiro Património Mundial da Unesco no país. Este território de 22 mil quilómetros quadrados é a antiga ponte entre a Península Arábica e os países mediterrânicos, além de ser o último pedaço restante da história pré-islâmica da Arábia Saudita.

Atualmente esta ponte está aberta ao turismo com o projeto Afalula, que reúne a França e a região saudita para transformar Al-Ula num ponto de referência turístico para o desenvolvimento sustentável, com o objetivo de se centrar na preservação do ambiente e respeitar a sua história, património e populações locais.

Quanto ao arquipélago de Palau, no Pacífico Ocidental, este grupo de mais de 200 ilhas ganhou o ITB Earth Award em 2019, um reconhecimento que premeia o destino mais sustentável do mundo.

Palau esteve entre os primeiros lugares do mundo, em 2017, a inventar um sistema que reconhece os turistas que não deixam vestígios do seu tempo nas ilhas. Além disso, cada turista assina um “Palau Pledge” à chegada que o obriga a respeitar a natureza e o ambiente durante a sua estadia. A iniciativa assegura a proteção dos recifes de coral e da flora e fauna variadas do local.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Namíbia, Arábia Saudita e Palau investem em turismo sustentável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião