Arábia Saudita lidera o crescimento económico até 2022

  • Servimedia
  • 10 Agosto 2022

De acordo com o inquérito Ipsos Global Consumer Confidence Index, a Arábia Saudita lidera o crescimento económico até 2022.

A Arábia Saudita ocupa a posição mais alta no “Índice de Confiança do Consumidor Global” de países com crescimento económico, realizado pela Ipsos, o que lhe dá uma pontuação recorde pelo quarto mês consecutivo. Este índice mede o nível de confiança dos consumidores e serve como um indicador chave da saúde global da economia, noticia a Servimedia.

A Arábia Saudita e China são os únicos países com uma pontuação superior a 70 pontos. Seis outros países mostram um índice acima dos 50 pontos: Índia (63,9), Suécia (54,5), Austrália (53,5), Estados Unidos (51,7), Canadá (50,8) e México (50,2).

Em contraste, seis países pontuam abaixo de 40: África do Sul (38,7), Japão (38,5), Polónia (38,5), Argentina (36,3), Hungria (34,7) e Turquia (27,0). Apenas cinco países têm uma pontuação significativamente mais alta do que em Janeiro de 2020, antes da pandemia: Arábia Saudita (+7,1), Índia (+4,3), Austrália (+2,9), Coreia do Sul (+2,2) e China (+1,5).

Julho foi o segundo mês consecutivo em que nenhum dos 23 países inquiridos registou um aumento significativo no seu Índice de Expectativas, um indicador das perspetivas financeiras, económicas e de emprego dos consumidores.

Seis países (Hungria, Estados Unidos, Israel, Itália, Coreia do Sul e Austrália) apresentam perdas significativas no seu Índice de Investimento, um indicador da confiança dos consumidores nas compras e no investimento e da sua situação financeira e perspetivas. O mesmo está a acontecer com o Índice de Emprego, com apenas um país a mostrar um ganho significativo mês a mês, enquanto a Hungria, Suécia e Argentina mostram uma queda considerável.

De acordo com a última atualização do World Economic Outlook do FMI, publicada em julho, a Arábia Saudita é o país com o crescimento mais rápido do mundo em 2022. Enquanto que o PIB global diminuirá de 6,1% no ano passado para 3,2% em 2022, o reino saudita crescerá 7,6%. Atrás da Arábia Saudita encontram-se a Índia (7,4%), Espanha (4%) e Canadá (3,4%), entre outras economias que também estão a crescer.

Apesar do impulso significativo que o petróleo está a dar à economia saudita este ano, o país continua a diversificar a sua economia de acordo com o seu projeto Vision 2030, que visa desenvolver e melhorar setores como o emprego, turismo, investimento na saúde e educação, entre outros, a fim de reduzir a sua dependência do petróleo e posicionar-se como uma das economias mais poderosas do mundo.

Os resultados do Índice Global do Consumidor baseiam-se em dados do Índice de Sentimento do Consumidor Primário Refinitiv/Ipsos (PCSI), recolhidos num inquérito mensal a mais de 17 mil adultos com menos de 75 anos em 23 países através da plataforma de inquérito online Ipsos Global Advisor. Este inquérito foi realizado entre 24 de junho e 8 de julho de 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Arábia Saudita lidera o crescimento económico até 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião