Hoje nas notícias: Mota-Engil, inflação e PSD

  • ECO
  • 11 Agosto 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A Mota-Engil, aliada à chinesa CRRC, concorre sozinha ao projeto de construção do metro de Medellín, na Colômbia. Dirigentes do PSD continuam em desacordo com o Presidente da República, devido às posições opostas no caso do despacho do primeiro-ministro sobre a Endesa. Médicos e professores estão entre os grupos profissionais que mais perderam com a elevada inflação. Conheça estas e outras notícias em destaque esta quinta-feira.

Mota-Engil sozinha na corrida ao metro de Medellín

O consórcio da Mota-Engil e da China Railway Rolling Stock Corp (CRRC) é o único concorrente à construção da nova linha do metro de Medellín, na Colômbia, um projeto avaliado em 1,7 mil milhões de dólares (mais de 1.660 milhões de euros, à taxa de câmbio atual). A construtora portuguesa, a par com a chinesa CRRC, foi a única a entregar uma proposta na última sexta-feira, quando se esperava que mais de 40 empresas mostrassem interesse. Se validado, este será o maior contrato de sempre na América Latina para a empresa liderada por Gonçalo Moura Martins.

Leia a notícia no Jornal de Negócios (acesso pago)

Social-democratas irritados com Marcelo no caso Endesa

O despacho de António Costa contra a Endesa voltou a deixar a nu como o PSD e o Presidente da República continuam desafinados. Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz não pouparam nos adjetivos para criticar o comportamento do primeiro-ministro, mas Marcelo Rebelo de Sousa tentou esvaziar por completo a polémica, colocando-se ao lado de Costa no castigo contra a elétrica. Situação que deixou os sociais-democratas irritados com Marcelo, considerando mesmo “incompreensível” esta postura.

Leia a notícia completa no Observador (acesso condicionado)

Inflação arrasa salários de médicos, professores e empregados de escritório

Médicos, professores, empregados de escritório e trabalhadores não qualificados (do privado ou do público) são os grupos profissionais que perderam mais poder de compra com a elevada inflação entre abril e junho, cuja média foi de 8%. Pelo contrário, políticos, dirigentes e gestores de topo (privado e público), pessoal da construção e da agricultura estão entre as profissões mais resguardadas face à escalada dos preços, de acordo com cálculos feitos a partir das estatísticas do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre)

Operadores de mercadorias ainda sem compensações pelo fecho da Beira Alta

A principal fronteira do país está sem comboios, após o encerramento da linha entre Pampilhosa e Guarda e, depois, o fecho da linha da Beira Alta, que se estendeu ao troço entre esta cidade e Vilar Formoso. A Medway e a Takargo tiveram, consequentemente, de recorrer a camiões para transportar as mercadorias que deveriam ir sobre a carris da Beira Alta, sem nenhuma das operadoras ter recebido qualquer indemnização da Infraestruturas de Portugal, com quem as negociações ainda não foram concluídas.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Venda de álcool a menores dá multas de mais de 600 mil euros

Entre 2019 e 2021, foram abertos mais de 457 processos contra estabelecimentos por causa da venda de álcool a menores, que resultaram em multas de 619 mil euros, de acordo com os dados da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). Só no ano passado foram abertos 228 processos, o dobro face aos 111 instaurados no ano anterior, dando origem a coimas de 232 mil euros.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Mota-Engil, inflação e PSD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião