BRANDS' ECO Pombal recorre ao 5G da NOS para melhor promover e gerir o concelho

  • BRANDS' ECO
  • 12 Agosto 2022

Com uma cobertura que abrange mais de 75% da população, Pombal já é uma cidade 5G. Além de ajudar na promoção turística, a tecnologia da NOS vai contribuir para otimizar os sistemas de rega da cidade

O pontapé de saída foi dado recentemente, durante as tradicionais Festas do Bodo de Pombal, quando a população ficou a conhecer de perto a solução de realidade virtual que passará a ser usada pela autarquia para promover o turismo da região. Escalar e andar de parapente na serra de Sicó, visitar o Convento do Louriçal ou passear na praia do Osso da Baleia são algumas das experiências virtuais que passam a estar disponíveis. Mas as vantagens da rede 5G da NOS vão muito além da promoção turística. Segundo Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal (CMP), o principal objetivo do recurso ao 5G passa por colocar a autarquia “na linha da frente da transição digital e tirar o maior proveito das novas tecnologias na melhoria da eficácia e eficiência da administração, assim como na implementação de projetos concretos com impacto positivo na melhoria da qualidade de vida da população”.

 

Além dos percursos virtuais que agora serão usados pela CMP para divulgação turística por todo o país, outro projeto que deverá “avançar de imediato” prende-se com a implementação de um sistema de rega inteligente para otimizar o uso de água no concelho. Pedro Pimpão acredita no impacto positivo destas decisões no quotidiano da população, a qual tem, nas suas palavras, “perfeita noção da importância que as tecnologias desempenham na melhoria da qualidade de vida e bem-estar”. Nesse sentido, considera “importante, por exemplo, intensificar o esforço de cobertura a todas as freguesias com 5G, que agora chega a cerca de 75% do concelho”.

Maior sustentabilidade numa cidade 5G

A cobertura de Pombal com 5G foi, de acordo com Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS, “mais um marco” do plano de instalação da rede móvel 5G a nível nacional levado a cabo pela operadora. Mesmo assim, o responsável assegura que vão “continuar a investir na região e massificar a tecnologia 5G nos sites já existentes”.

Além das vantagens óbvias associadas à implementação de uma rede com as características do 5G, nomeadamente, a rapidez (recorde-se que a NOS tem sido reconhecida por disponibilizar a rede 5G mais rápida em Portugal), esta tecnologia destaca-se também no âmbito da sustentabilidade ambiental. Com efeito, como frisa Manuel Ramalho Eanes, “a própria tecnologia da rede móvel 5G permite um consumo energético até 50% mais eficiente, porque a capacidade de transmissão de dados e a sua rapidez são muito maiores”. Ou seja, “uma cidade, apenas pelo facto de ser 5G, já está a ser mais sustentável”, realça.

Por outro lado, “o 5G permite a uma cidade associar uma série de soluções de smart cities otimizadas, que lhe possibilitam recolher dados importantíssimos para tomar decisões e gerir muito melhor os recursos”. Além das soluções de rega inteligentes que vão ser implementadas em Pombal, permitindo poupar não só água, mas também energia, o 5G favorece ainda, entre outras, a adoção de soluções de gestão de resíduos, iluminação e mobilidade inteligente, e até de agricultura mais sustentável, “com a possibilidade da diminuição de pesticidas e maior produtividade”, explica o responsável.

É de soluções inteligentes que se constrói um país 5G

Além de Pombal, a NOS tem vindo a estabelecer parcerias de norte a sul do país e alargando a sua oferta em 5G, rede que, segundo Manuel Ramalho Eanes, “já cobre quase 80% da população”. O que significa que uma grande maioria das pessoas em Portugal beneficia de uma rede que se destaca pela sua “robustez, resiliência e mobilidade”, características que são “fundamentais à digitalização”, salienta. “A partir do momento em que uma cidade tem uma rede 5G, pode aproveitar todo o potencial de uma série de soluções inteligentes, que lhe permitem recolher informação e analisá-la em tempo real, para otimizar processos e recursos”, afirma, acrescentando que “o 5G vem trazer um ecossistema global mais digital, inteligente, conectado, mas também mais inclusivo e sustentável, à volta do qual todas as soluções de smart cities, entre outras, podem existir”.

Mas o que realmente marca a diferença e nos coloca no futuro é, como o administrador chama a atenção, “a escala que tudo isto ganha com o 5G, porque podem ser ligados muitos mais equipamentos simultâneos, há muito maior replicabilidade usando menos recursos, e há também maior capacidade de processar e analisar informação, além, claro, da segurança do sistema”. A este propósito, destaque-se o facto de, durante as Festas do Bodo, em Pombal, ter sido utilizada a ferramenta de analítica da NOS para eventos, que permitiu “recolher e analisar uma série de dados sobre as pessoas presentes no evento”.

Embora a cobertura do 5G da NOS seja já muito relevante em Portugal – o último balanço da ANACOM evidenciou que, até ao momento, a NOS foi o operador que instalou o maior número de estações 5G no país – Manuel Ramalho Eanes assegura que a empresa vai “continuar a trabalhar na cobertura do país, mas também na criação de condições para que as pessoas possam utilizar a tecnologia e tirar partido dela”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pombal recorre ao 5G da NOS para melhor promover e gerir o concelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião