Espanha ajudou 119 empresas com mais de 4.000 milhões durante a pandemia

Maioria dos empréstimos foi concedida a empresas do setor turístico, num total de 1.830 milhões de euros. Catalunha foi a região com mais empresas ajudadas.

As ajudas estatais dadas pelo Governo espanhol às empresas afetadas pela pandemia chegaram a 119 entidades, num total de 4.034 milhões de euros, avança o jornal Expansión (acesso pago). Numa análise às localizações destas empresas, a Catalunha lidera com o maior número de entidades auxiliadas durante a Covid, seguida de Madrid e País Basco.

O Fundo de Apoio à Solvência de Empresas Estratégicas da Sociedade Estatal de Participações Industriais (Sepi), dotado com 10 mil milhões de euros e destinado a grandes empresas, concedeu 3.255,8 milhões de euros em empréstimos a 30 empresas, ou seja, esgotou 30% da sua dotação. A maioria das empresas pediu quantias inferiores a 50 milhões de euros, sendo que o montante médio se fixou nos 74 milhões de euros.

Já o Fundo de Recapitalização de códigos, dotado com mil milhões de euros e destinado a pequenas e médias empresas, aprovou empréstimos no valor de 779 milhões de euros a 89 entidades, diz o jornal espanhol. Deste número, 36 eram pequenas empresas e 53 médias.

Para ambos os fundos, os financiamentos conseguiram-se através de empréstimos participativos e ordinários. O único resgate que necessitou da aprovação da Comissão Europeia foi o da empresa Celsa, cujo empréstimo superou os 250 milhões de euros.

Numa análise às várias zonas de Espanha, a Catalunha foi a região onde mais empresas receberam auxílios estatais, num total de 26. Seguiu-se Madrid Madrid (20), País Basco (18), Andaluzia (12), Baleares (8), Galícia (7), Astúrias (6), Comunidade de Valência (6), Navarra (5), Cantábria (3), Castela e Leão (3), La Rioja (2), Aragão (1), Canárias (1) e Estremadura (1).

A maioria dos empréstimos foi concedida a empresas do setor turístico, num total de 1.830 milhões de euros, seguido das empresas do setor industrial (1.385 milhões de euros) e os restantes 40 milhões de euros foram destinados ao setor dos serviços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha ajudou 119 empresas com mais de 4.000 milhões durante a pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião