Fed antecipa mais subidas dos juros até inflação ceder substancialmente

O ritmo dos futuros aumentos das taxas de juro pela Reserva Federal vai depender dos dados económicos. Autoridades não veem sinais de abrandamento para já.

As minutas da Reserva Federal dos EUA (Fed) indicam que as autoridades provavelmente não consideram recuar nos aumentos das taxas de juros até que a inflação caia substancialmente, segundo revelam as atas da reunião de política monetária de 26 e 27 de julho, divulgadas esta quarta-feira. Documento mostra também que a um certo ponto a Fed vai desacelerar estes aumentos.

Durante a reunião, na qual o banco central aprovou um aumento de 75 pontos base na taxa de juros, os governadores norte-americanos mostraram determinação em reduzir a inflação, que está muito acima da meta de 2% – 8,5% em julho, abrandando dos 9,1% registados no mês anterior. Não são fornecidas orientações específicas para aumentos futuros, mas é dada a indicação de que os dados serão observados de perto antes de ser tomada essa decisão.

A Fed, nas atas, indica que se alguns setores da economia, como o imobiliário, já denota uma desaceleração, devido ao aperto no crédito, outros setores continuam robustos, como é o caso do mercado laboral, que se mantém forte, enquanto a taxa de desemprego está em níveis mínimos.

“Com a inflação a permanecer bem acima do objetivo do Comité, os participantes julgaram que a mudança para uma política restritiva era necessária para cumprir o mandato legislativo do Comité, para promover o máximo de emprego e estabilidade de preços”, lê-se na ata.

Quando a Fed se sentir confortável com esta política, através do impacto sobre a inflação, pode começar a relaxar as medidas. “Os participantes julgaram que, à medida que a política monetária se tornar mais restritiva, provavelmente será apropriado em algum momento desacelerar o ritmo dos aumentos da taxa básica de juros, enquanto avaliavam os efeitos dos ajustes cumulativos da política monetária sobre a atividade económica e a inflação”, diz o documento.

Nos mercados, os principais índices recuaram após serem conhecidas as minutas. O Dow Jones Industrial Average caiu 0,18%, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq Composite caíram 0,37% e 0,79%, respetivamente. As ações seguem voláteis, à medida que os investidores avaliam as últimas atas.

É esperado que o banco central aumente as taxas no próximo mês em 50 ou 75 pontos base. A ata não indicou uma inclinação clara entre as autoridades da Fed para um aumento menor da taxa de meio ponto percentual ou para um terceiro aumento consecutivo de 75 pontos base na próxima reunião, mas uma reafirmação de que o comportamento da inflação e a economia em geral vão determinar a decisão.

(Notícia atualizada às 19h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed antecipa mais subidas dos juros até inflação ceder substancialmente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião