Preços na produção industrial aumentaram 24,8% em julho

  • Lusa
  • 17 Agosto 2022

A evolução dos preços da energia e dos bens intermédios "continuou a ser determinante para o crescimento do índice total", destaca o Instituto Nacional de Estatística.

Os preços na produção industrial aumentaram 24,8% em julho face ao período homólogo, menos oito décimas face a junho (+25,6%), devido sobretudo à subida dos preços da energia e dos bens intermédios, anunciou hoje o INE.

“O Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) registou um aumento homólogo de 24,8% em julho (25,6% em junho)”, refere o Instituto Nacional de Estatística (INE) em comunicado, realçando que “evolução dos preços da energia e dos bens intermédios continuou a ser determinante para o crescimento do índice total”, sem os quais o índice cresceu 10,9% no mês em análise.

Estes dois agrupamentos contribuíram de forma mais expressiva para a variação do índice total, com 12,3 pontos percentuais e 7,8 pontos percentuais, respetivamente, “em resultado de crescimentos de 60,9% e 20,9% (63,6% e 22,3% em junho, pela mesma ordem)”.

Fonte: INE

O INE acrescenta que, com exceção dos bens de consumo, “todos os agrupamentos apresentaram variações menos intensas que no mês precedente”.

No caso de se excluir o agrupamento de energia, adianta que o aumento dos preços na produção industrial foi 15,6% em julho, quando em junho a subida tinha sido de 16,1%.

Em termos mensais, o índice agregado registou em julho um aumento homólogo de 0,7%, contra 1,4% em igual mês do ano passado, salienta o INE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços na produção industrial aumentaram 24,8% em julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião