BCE vigia 31 bancos por riscos associados à subida das taxas de juro

  • Lusa
  • 18 Agosto 2022

Sem indicar o nome das instituições financeiras, o BCE adiantou que apertou o escrutínio junto de 31 grandes bancos da Zona Euro devido aos riscos associados à subida das taxas de juro.

O Banco Central Europeu (BCE) indicou que está a vigiar 31 grandes bancos da Zona Euro por riscos associados à rápida subida das taxas de juro. “Em várias divisas, incluindo o euro, as taxas de juro e spreads do crédito atingiram níveis que não eram vistos há uma década”, refere a informação divulgada no site da instituição liderada por Christine Lagarde.

Neste contexto, o BCE lançou uma revisão dos riscos de taxa de juro e spread de crédito para avaliar a exposição dos bancos, a apetência pelo risco e a robustez dos seus mecanismos de gestão de risco.

Numa primeira fase, haverá 31 grandes bancos que “agora estão sob maior escrutínio”, indicou o BCE sem especificar.

Na reunião que realizou em 21 de julho, o BCE decidiu aumentar em 50 pontos base as suas três taxas de juro diretoras, a primeira subida em 11 anos, com o objetivo de travar a inflação.

A taxa de juro das principais operações de refinanciamento subiu de 0% para 0,50%, a taxa aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez ficou em 0,75% e a taxa de depósito que estava em terreno negativo (-0,50%) avançou para 0%.

O conselho de governadores do BCE volta a reunir-se no próximo mês, no dia 8 de setembro, e os investidores antecipam um novo aumento das taxas de juro diretoras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE vigia 31 bancos por riscos associados à subida das taxas de juro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião