Governo vai subir apoio a empresas intensivas em gás para 500 mil euros

  • ECO
  • 23 Agosto 2022

Aumento deverá integrar o pacote de medidas a ser conhecido em setembro. Um mês depois, o Governo começará a assinar os contratos dos projetos selecionados para receber apoios à descarbonização.

O Governo vai aumentar de 400 mil para 500 mil euros o teto máximo do apoio destinado às indústrias utilizadoras intensivas de gás natural, que arrancou em abril com o programa “Apoiar Indústrias Intensivas em Gás”, noticia o Público. A medida deverá integrar o pacote de apoios extraordinários às famílias e empresas, prometido pelo primeiro-ministro para setembro, e está a ser ultimada pelo gabinete do ministro da Economia, que ainda tem de negociar este aumento com a Comissão Europeia.

O aumento visa compensar as elevadas faturas das empresas em alguns setores. É o caso das cerâmicas, metalúrgicas, vidrarias, cimenteiras e têxteis, que precisam de consumir grandes quantidades de gás para manter a sua capacidade produtiva e o emprego dos trabalhadores, mas sentem dificuldades com o aumento dos preços da energia agravado pela guerra na Europa. Estes custos têm levado algumas empresas a suspender operações, por considerarem que o atual subsídio de 400 mil euros é insuficiente.

Além do aumento deste apoio, o ministério tutelado por António Costa Silva prepara-se para avançar com a execução das estratégias para a descarbonização da indústria, inseridas na componente 11 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e cujas metas têm de ser cumpridas até ao final de 2025. Assim, em outubro, começarão a ser assinados os primeiros contratos com as candidaturas selecionadas, antecipando o prazo limite acordado com a Comissão Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo vai subir apoio a empresas intensivas em gás para 500 mil euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião