Viaduto Duarte Pacheco vai para obras até início de 2024

Infraestruturas de Portugal assume que obras, no valor de 6,9 milhões de euros, vão implicar limitações de trânsito, que apenas serão comunicadas mais perto da data prevista.

O Viaduto Duarte Pacheco vai estar em obras até ao início de 2024. Esta quarta-feira foi assinado o auto de consignação, que permite o início da empreitada avaliada em cerca de 6,9 milhões de euros, segundo informação da Infraestruturas de Portugal (IP).

O contrato foi assinado depois da obtenção do visto junto do Tribunal de Contas, que recebera o documento para analisar no início de junho. A empreitada está por conta da construtora Teixeira Duarte, no valor de 6.874.938,33, esclarece ao ECO fonte oficial da IP.

O prazo das obras é de 525 dias, ou seja, um ano e cinco meses.

“A intervenção tem como objetivo melhorar a condição estrutural do Viaduto Duarte Pacheco, através da implementação do reforço sísmico, a reparação localizada da estrutura, a reabilitação geral das pilastras do P2 e P3, a repavimentação da plataforma rodoviária e a aplicação de proteção geral das superfícies de betão e dos elementos metálicos”, assim refere a empresa agora liderada por Miguel Cruz.

A IP admite que vão existir limitações de trânsito durante as obras. No entanto, “a calendarização e configuração dos constrangimentos serão previamente divulgados pela IP em data próxima à sua implementação”.

Inaugurado em 28 de maio de 1944, o Viaduto Duarte Pacheco tem 355,10 metros e foi feito totalmente em betão armado. Divide-se em duas passagens superiores em arco – uma sobre a linha de caminho-de-ferro e outra sobre a Avenida do Parque Florestal de Monsanto –, conta com dois viadutos e ainda uma passagem superior sobre a Avenida de Ceuta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Viaduto Duarte Pacheco vai para obras até início de 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião