FC Porto arrisca exclusão das provas da UEFA por violação do “fair play” financeiro. SAD diz que já cumpre

Comité de Controlo Financeiro de Clubes da UEFA considera que FC Porto "incumpriu ligeiramente" as metas acordadas. SAD garante que chegará lá com as contas deste ano.

A Primeira Câmara do Comité de Controlo Financeiro de Clubes (CFCB, na sigla em inglês) concluiu que o FC Porto não cumpriu integralmente os objetivos acordados sobre o fair play financeiro e decidiu multar o clube em 100 mil euros. Dragões arriscam ainda ser excluídos das competições da UEFA.

A organização que rege o futebol europeu afirma num comunicado divulgado esta tarde que, após a reabertura do processo, o CFCB concluiu que o FC Porto “incumpriu ligeiramente o principal objetivo” do acordo sobre o cumprimento das regras de fair play financeiro. Em resultado, foi decidido “impor uma multa de 100 mil euros e excluir o clube das competições da UEFA para as quais se qualificar nas próximas três épocas”. Isto se o clube não cumprir as metas de equilíbrio financeiro agregadas para os anos de 2019, 2020, 2021 e 2022.

Em comunicado, a SAD portista afirma que “tendo em conta os bons resultados da época finda, a FC Porto, SAD congratula-se por poder informar que já conseguiu superar as metas estabelecidas pelo acordo, o que será formalmente transmitido às instâncias competentes no próximo mês de outubro“. No primeiro semestre do exercício de 2021/2022, a SAD teve um resultado operacional positivo de 1,67 milhões.

O FC Porto e o CFCB chegaram a um acordo em junho de 2017 para pôr fim ao processo contra o clube, tendo em conta os passos entretanto dados pela SAD e o plano de negócio apresentado que conduzia ao cumprimento das regras até 2020, nomeadamente não apresentar despesas revelantes superiores às receitas (break-even). O Comité vem agora dizer que o caso foi reaberto porque o clube não atingiu o objetivo, ainda que por curta margem.

Os Dragões não foram o único clube português sancionado. O Santa Clara foi multado em 10 mil euros por “infrações menores” às regras do fair-play financeiro.

Paris Saint-Germain pode ter de pagar 65 milhões

Há mais multas e bem mais pesadas. AC Milan, AS Mónaco, AS Roma, Beşiktaş, Inter de Milão, Juventus, Olympique de Marseille e Paris Saint-Germain também não cumpriram o requerimento relativo ao equilíbrio entre despesas e receitas. A análise abrangeu os anos de 2019 a 2022. Devido à pandemia, os anos de 2020 e 2021 foram considerados como um só e foi permitido aos clubes fazer alguns ajustes, diz o comunicado.

Aqueles oito clubes poderão ter de pagar 172 milhões de euros, através da retenção de receitas da participação em provas da UEFA ou pagas diretamente. Daquele montante, 26 milhões terão de ser pagos na íntegra, ficando os restantes 146 milhões dependentes do cumprimento dos objetivos acordados.

O Paris Saint-Germain é o clube com a maior coima, tendo de pagar à cabeça 10 milhões de uma fatura que pode pode chegar aos 65 milhões. A Roma tem uma multa de 35 milhões, dos quais 5 milhões incondicionais. O Inter de Milão surge em terceiro com 26 milhões (4 milhões obrigatórios).

O Lille e o Başakşehir da Turquia vão ver limitado o número de jogadores que podem inscrever nas competições, por não terem cumprido na íntegra as metas para a época 2021/2022.

(notícia em atualização)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FC Porto arrisca exclusão das provas da UEFA por violação do “fair play” financeiro. SAD diz que já cumpre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião