Dazn e Mediapro assumem direitos televisivos da La Liga Feminina

  • Servimedia
  • 5 Setembro 2022

Pela primeira vez na história, todos os jogos da liga feminina espanhola vão ser transmitidos ao vivo todos os dias, em todo o mundo. Este é um acordo histórico fechado por 35 milhões de euros.

A Dazn e a Mediapro adquiriram os direitos audiovisuais da La Liga de Fútbol Profesional Femenino (LPFF) por 35 milhões de euros para as próximas cinco temporadas na primeira “oferta”, após a RFEF ter perdido o controlo sobre os direitos televisivos dos 16 clubes femininos, noticia a Servimedia.

A liga feminina espanhola está a fazer a sua estreia como competição oficial com um acordo histórico e receitas recorde, que envolve transmissões em direto de jogos de futebol profissional feminino todos os dias, em todo o mundo. As transmissões terão um mínimo de 4 a 6 câmaras, o que garante uma alta qualidade de transmissão e dá a máxima visibilidade à competição profissional feminina.

A Dazn pagará 35 milhões pelos direitos exclusivos e globais, e transmitirá todos os jogos, incluindo aquele que por lei tem de ser transmitido gratuitamente, que será transmitido pela GOL.

O Lote 2 do concurso nacional, correspondente a um jogo gratuito ao vivo por dia de jogo, bem como o pacote de destaques de todos os jogos do dia, foi atribuído à Mediaproducción, SLU. O pacote de clips de suportes digitais será comercializado diretamente pela LPFF numa base não exclusiva.

Divisão das receitas

As receitas geradas pelos direitos televisivos serão distribuídas pela nova Liga das Mulheres entre os 16 clubes, como já acontece na Primeira e Segunda Divisão de futebol, com distribuição igualitária com base em critérios diferentes.

A Liga Profesional de Fútbol Femenino (LPFF) e a LaLiga chegaram a um acordo este Verão que definiu que a LaLiga se torna o agente comercial exclusivo para todos os direitos comerciais e de patrocínio e ativos da LPFF durante pelo menos as 5 temporadas seguintes, excepto para a exploração dos direitos audiovisuais.

Assim, LaLiga é responsável pela comercialização, entre outros, do título de patrocinador do concurso, para a qual já chegou a um acordo com a Puma, bem como todos os tipos de patrocínios e licenças oficiais do concurso.

Segundo a Liga Profesional de Fútbol Femenino, este acordo histórico, que não inclui a exploração dos direitos audiovisuais que acabam de ser postos a concurso, trará um rendimento mínimo de 42 milhões de euros à LPFF, e permitir-lhe-á enfrentar os desafios em termos de desenvolvimento e crescimento da competição, bem como dotar os clubes de recursos para melhorar as suas estruturas de gestão e, com isso, melhorar as condições dos jogadores.

A LPFF reconhece a importância da LaLiga “na indústria global do desporto”, “especialmente a nível comercial”, e anuncia que ambas as organizações “já estão a trabalhar em conjunto numa estratégia ambiciosa com o objetivo de aumentar o valor da competição e desenvolver um produto atrativo para marcas e adeptos”.

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