BRANDS' ECOSEGUROS Mais crescimento, melhor serviço, mais clientes satisfeitos

  • BRANDS' ECOSEGUROS
  • 5 Setembro 2022

O mercado de seguros tem conhecido um processo de consolidação que redesenha os principais fluxos do negócio, reposiciona protagonistas e tem expressão nas estruturas de distribuição.

À multiplicidade de pequenos mediadores sem acesso a ferramentas adequadas e numa relação de dependência operacional quase absoluta face às companhias, sucedeu um modelo de distribuição de seguros baseado em operadores autónomos, com dimensão crescente e com acesso a tecnologias que permitem uma relação de grande conveniência com os clientes finais e com as próprias companhias.

Nesta perspetiva, a distribuição profissional de soluções de seguros criou o seu próprio espaço de afirmação no setor, com competências técnicas específicas da atividade, organizações conscientes do seu papel profissional e social e com tangíveis benefícios para os clientes finais.

O caminho percorrido pela NacionalGest nos últimos cinco anos é a expressão claríssima desta nova realidade. Conseguimos fazer com que uma multiplicidade de políticas, estratégias, vontades e formas de trabalhar convergissem numa única empresa, com um único método, movida por uma única estratégia, aproveitando o melhor que cada um aportou e continua a aportar.

Hoje, temos a responsabilidade de sermos um protagonista bastante relevante na distribuição de seguros em Portugal, com uma posição dentro do TOP 15 do setor e planos de crescimento que certamente nos farão continuar a olhar para as oportunidades de consolidação com lucidez, critério e coragem para decidirmos ir a jogo com os melhores.

Cláudio Gonçalves, Diretor Geral da NacionalGest

O sucesso da NacionalGest é mérito de todos os elementos fundadores e de quantos, entretanto se juntaram no percurso, mas é também uma prova diária de que só há crescimento do negócio quando nos focamos na única realidade que justifica a existência da empresa: o Cliente.

No caso da distribuição de seguros, o Cliente é verdadeiramente o único ativo que temos de obter, cuidar e preservar se queremos crescer, ser relevantes e desempenhar um papel útil à indústria e, sobretudo, à sociedade.

Por isso, convém que o Cliente entenda e aceite o valor da nossa intervenção no processo de compra de um seguro e que consiga acreditar que o nosso serviço fez a diferença em matéria de qualidade da decisão por si tomada.

Esta simples ideia de centrar no Cliente final a estratégia da empresa tem consequências profundas em matéria de dinâmicas de gestão da organização e do processo de venda e, sobretudo, determina fortemente as apostas a fazer em projetos de crescimento com vista a obter uma dimensão relevante.

Sabemos bem que crescer é a vocação natural de todas as empresas e projetos, porque o que não se desenvolve e ganha dimensão acaba por conhecer dificuldades em afirmar a sua relevância, correndo o risco de se tornar incapaz de concorrer e assegurar o seu lugar no mercado.

Contudo, para que o crescimento resulte numa alteração positiva e sustentável das nossas vantagens comparativas face à concorrência é necessário que não traduza apenas uma posição momentânea e ilusória de poder de mercado, mas construa uma força interna, nova e fiável, para enfrentar o futuro.

A consolidação de que queremos ser protagonistas deve basear-se num propósito firme de partilhar o benefício com o Cliente, captando o seu interesse, demonstrando a nossa utilidade e merecendo o seu afeto.

Em consequência deste propósito empresarial focado no Cliente é necessário crescer de forma equilibrada em todas as áreas relevantes da empresa, criando uma plataforma de eficácia nos processos técnicos, investindo atempadamente os recursos necessários à habilitação das pessoas no uso das tecnologias de servicing e vendas e criar um sério conhecimento de marketing que dignifique e acrescente valor às relações estabelecidas.

O crescimento das empresas de mediação é uma boa notícia para as companhias de seguros, que ganham parceiros capazes de fazer bem um trabalho essencial ao negócio, é uma boa notícia para os colaboradores e agentes, porque há novas oportunidades de ganho económico e desenvolvimento pessoal e é também uma ótima notícia para os clientes, porque compram cada vez melhor as soluções adequadas à cobertura dos seus riscos.

No caso da NacionalGest, o crescimento tem vindo a mostrar-nos um caminho de grande exigência em matéria de competências e a despertar uma ambição otimista relativamente ao futuro da nossa atividade, orientando a nossa curiosidade para tudo o que é inovação em curso, dentro e fora do setor dos seguros.

Estamos profundamente convencidos que as maiores oportunidades de crescimento estarão relacionadas com soluções disruptivas que os processos de inovação global vão pôr à disposição de quem esteja mais atento e comprometido com os seus clientes.

Texto por Cláudio Gonçalves, Diretor Geral da NacionalGest

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais crescimento, melhor serviço, mais clientes satisfeitos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião