Galp cai mais de 3% e põe PSI a fechar em baixa
Principal praça portuguesa fechou em terreno negativo penalizada pelo setor energético, seguindo o comportamento da congénere espanhola.
O PSI terminou a segunda sessão da semana em terreno negativo. A principal praça financeira portuguesa cedeu 0,63%, para 5.966,59 pontos, muito pressionada pela desvalorização da Galp e restantes cotadas do setor energético.
Entre as 15 cotadas, cinco fecharam em terreno positivo, três estabilizaram (Greenvolt, Sonae e Altri) e ainda houve sete que perderam valor.
As ações da Galp deslizaram 3,05%, para 10,955 euros, num dia em que a cotação do barril de petróleo de Brent está a perder mais de 3% nos mercados internacionais. Esta terça-feira foi o dia seguinte ao anúncio do corte de produção por parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (OPEP+).
Também na energia, a EDP Renováveis perdeu 1,33% (23,79 euros), a REN cedeu 0,95% (2,62 euros), a EDP caiu 0,54% (4,775 euros).
Em sentido contrário, as ações da Semapa tiveram o melhor desempenho da sessão, ao somarem 1,74% (14 euros por ação). Também valorizaram, em 0,34%, os títulos do BCP (14,65 cêntimos), dos CTT (3,26 euros), da Jerónimo Martins (22,10 euros) e da NOS (3,666 euros).
Nas restantes praças europeias, o dia teve vários ritmos: em Espanha, o IBEX 35 caiu 0,26% (7.842,2 pontos); o italiano MIB não registou variação (21.480,61 pontos); o francês CAC 40 somou 0,19% (6104,61 pontos); o FTSE 100 cresceu 0,18% (7.300,44), no dia da indigitação da nova primeira-ministra, Liz Truss.
O índice Stox 600, que engloba as 600 maiores cotadas europeias, cresceu 0,21%, para 414,38 ponto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Galp cai mais de 3% e põe PSI a fechar em baixa
{{ noCommentsLabel }}