BCE aprova gestão executiva do BCP. Clara Raposo não entra na administração

  • ECO
  • 5 Setembro 2022

O Banco Central Europeu aprovou esta segunda-feira o Conselho de Administração do Banco Comercial Português para o quadriénio 2022/2025. 

O Banco Central Europeu (BCE) deu “luz verde” esta segunda-feira o Conselho de Administração do Banco Comercial Português (BCP) para o quadriénio 2022/2025.

Em comunicado divulgado à Comissão de Valores Mobiliários (CMVM), o banco informa que o conselho de administração vai continuar a ser liderado por Nuno Amado, com Jorge Magalhães Correia, Valter Dias de Barros e Miguel Maya como vice-presidentes.

Além disso, também Ana Paula Gray, Cidália Lopes, Fernando da Costa Lima, João Nuno Palma, José Pessanha, Lingjiang Xu, Lingzi Yuan, Maria Matos de Campos, Miguel Bragança, Rui Manuel Teixeira e Xiaoxu Gu são membros do conselho de administração.

Deste modo, e ao contrário do que tinha sido noticiado, Clara Raposo, presidente do ISEG não vai fazer parte do Conselho de Administração do BCP. Além disso, Teófilo da Fonseca não foi reconduzido. “Clara Raposo e Teófilo da Fonseca, não foram objeto da avaliação de adequação referida, uma vez que comunicaram, por motivos de ordem pessoal, indisponibilidade para integrarem o Conselho de Administração”, justifica o banco.

A comissão executiva do banco mantém-se, com Miguel Maya como presidente e Miguel Bragança, João Nuno Palma (ambos como vice-presidentes), Maria Matos Campos, Rui Manuel Teixeira e José Miguel Pessanha.

Por fim, a instituição financeira adianta ainda que está “em curso a identificação e seleção de dois membros não executivos nos termos dos normativos do Banco relativos ao Planeamento de Sucessão”, que assim que concluída será divulgada.

(Notícia atualizada pela última vez às 20h11)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE aprova gestão executiva do BCP. Clara Raposo não entra na administração

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião