Volkswagen confirma IPO da Porsche nas próximas semanas

Grupo Volkswagen quer dispersar 12,5% da Porsche em bolsa, sendo que o valor arrecadado será usado para financiar a transição energética da fabricante e a construção de fábricas de baterias.

A Volkswagen confirmou que se prepara para lançar uma oferta pública inicial (IPO, na sigla inglesa) de parte da sua marca desportiva Porsche, noticiou esta terça-feira o Financial Times. A operação pode ser realizada dentro de semanas, no final do mês ou no início de outubro, estando condicionada a “novos desenvolvimentos no mercado de capitais”.

A vai dispersar 12,5% do capital Porsche, sendo que a Qatar Investment Authority, um dos maiores acionistas do grupo, já demonstrou “forte interesse” em adquirir quase 2,5% deste valor. As famílias Porsche-Piëch, acionistas de referência, comprarão mais 12,5% da marca desportiva, pagando um prémio de 7,5%, refere o jornal britânico.

Segundo o administrador financeiro da Volkswagen, Arno Antlitz, o IPO vai ajudar a empresa a fazer um “investimento significativo” em tecnologias necessárias à sua transição energética para veículos elétricos. Analistas citados pelo Financial Times estimam que a Porsche, a marca mais lucrativa do grupo, possa ficar avaliada entre 60 mil milhões e 85 mil milhões de euros. As ações não conferem direitos de voto.

Caso o IPO tenha sucesso, a Volkswagen já avançou que irá convocar uma assembleia geral extraordinária para dezembro, na qual vai propor usar metade do valor angariado para distribuir um dividendo único. A fabricante também já avançou que irá distribuir um bónus único de dois mil euros a cerca de 130 mil funcionários alemães. O valor restante que venha a ser angariado será, provavelmente, usado para financiar a construção de fábricas de baterias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Volkswagen confirma IPO da Porsche nas próximas semanas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião