Governo congela preços dos passes dos transportes públicos e dos bilhetes na CP em 2023

  • Lusa
  • 6 Setembro 2022

Executivo determinou o congelamento dos preços dos passes dos transportes públicos e dos bilhetes na CP em 2023, para mitigar o impacto da inflação nas famílias. Vai compensar empresas.

O Governo determinou o congelamento dos preços dos passes dos transportes públicos e dos bilhetes na CP em 2023, anunciou o primeiro-ministro, António Costa.

Esta medida integra o pacote de apoios às famílias que o Conselho de Ministros extraordinário aprovou na segunda-feira, visando a mitigação do impacto do aumento do custo de vida no rendimento, e cujo valor ascende a 2,4 mil milhões de euros.

“O Governo decidiu ainda congelar todos os aumentos de preços dos passes de transportes públicos e dos bilhetes da CP durante o ano de 2023, assegurando também a devida compensação a esta empresa e às autoridades de transportes”, disse o primeiro-ministro, durante a conferência de imprensa de apresentação do pacote de medidas, em Lisboa.

António Costa, que antes de divulgar publicamente as medidas foi a Belém apresentá-las ao Presidente da República, sublinhou que este novo pacote de apoios foi delineado tendo em conta o “brutal aumento da inflação que atinge duramente o poder de compra das famílias”.

Este novo pacote vai somar-se aos 1,6 mil milhões de euros de apoios que já foram concedidos desde o início deste ano.

Entretanto, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já promulgou o diploma do Governo que estabelece medidas excecionais de apoio às famílias para mitigar os efeitos da inflação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo congela preços dos passes dos transportes públicos e dos bilhetes na CP em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião