Documentos portugueses da NATO apanhados à venda na “darkweb”

  • ECO
  • 8 Setembro 2022

Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), comandado pelo chefe de Estado-Maior, terá sido alvo de um "ciberataque prolongado e sem precedentes".

Centenas de documentos portugueses classificados da NATO foram postos à venda na darkweb, depois de o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), comandado pelo chefe de Estado-Maior, ter sido alvo de um “ciberataque prolongado e sem precedentes”, avança o Diário de Notícias (acesso pago).

O Governo apenas soube porque foi informado pelos Serviços de Informações norte-americanos, através da embaixada em Lisboa, com uma comunicação que terá sido feita diretamente ao primeiro-ministro em agosto. Terão sido os ciberespiões da Inteligência norte-americana a detetar “à venda na darkweb centenas de documentos enviados pela NATO a Portugal, classificados como secretos e confidenciais“.

Este ciberataque está a ser gerido pelo gabinete de António Costa, mas várias estruturas ligadas à segurança também estão envolvidas, diz o jornal. A NATO já terá exigido explicações e garantias ao Governo português e, na próxima semana, representantes do Executivo vão deslocar-se ao quartel-general da NATO, em Bruxelas, para discutir o assunto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Documentos portugueses da NATO apanhados à venda na “darkweb”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião