Preços do petróleo caem com receios do lado da oferta

Impasse entre as nações europeias e a Rússia está a causar receios nos investidores devido à oferta de matéria-prima.

Os preços do petróleo estão a cair ligeiramente esta quinta-feira, quase um dólar por barril, depois de uma queda na sessão anterior devido ao impasse entre as nações europeias e a Rússia, causando nos investidores receios devido à oferta de matéria-prima.

Às 11h05 desta quinta-feira, o barril de Brent, cotado em Londres e que serve de referência às importações nacionais, está a desvalorizar 0,4% para 87,65 dólares, enquanto o WTI, cotado em Nova Iorque, recua 0,44% para 81,58 dólares.

Este desempenho acontece depois de o Presidente russo ter ameaçado interromper as exportações de petróleo e gás natural da Rússia se fossem impostos preços máximos pelos compradores europeus. Horas depois desta ameaça, a União Europeia propôs impor tetos máximos ao preço do gás natural comprado a Moscovo, aumentando os receios nos investidores de que Putin cumpra a sua ameaça.

A petrolífera estatal russa Gazprom já interrompeu os fluxos do gasoduto Nord Stream 1, cortando uma percentagem substancial do fornecimento para a Europa. Nesse dia, os preços do gás natural dispararam 25%.

A tendência de evolução dos preços do petróleo está a ser moldada por “várias forças externas, como a batalha energética entre os países ocidentais e a Rússia”, referiram analistas da Haitong Futures, numa nota citada pela Reuters. Mas o impacto de um acordo entre o Ocidente e o Irão no programa nuclear de Teerão também seria significativo, observaram. Isso faria com que as sanções às exportações de petróleo iranianas fossem suspensas.

(Notícia atualizada às 11h05 com novas cotações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços do petróleo caem com receios do lado da oferta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião