Bruxelas estuda preço máximo de 200 euros por MWh para eletricidade das renováveis

Face ao contágio do preço do gás na eletricidade, a Comissão Europeia está a estudar um limite do preço das tecnologias inframarginais e ainda um corte voluntário no consumo de eletricidade.

A Comissão Europeia deverá definir um teto máximo de 200 euros por megawatt/hora (MWh) para o preço da eletricidade gerada por “produtores inframarginais”, normalmente produtores de energia renovável, também conhecidos por “tomadoras de preço”, por serem renumeradas consoante o preço de fecho de mercado, marcado muitas vezes por outras tecnologias, como a eletricidade que se forma a partir do gás.

Além desta proposta, deverá ser negociada também uma redução voluntária de 5% no consumo de eletricidade nas horas de pico dos preços em todo o bloco europeu, à semelhança do corte de 15% no consumo de gás já em curso e proposta pela Comissão Europeia aos 27 Estados-membros.

De acordo com a notícia avançada esta quarta-feira pelo Financial Times, a proposta será debatida esta sexta-feira na reunião extraordinária do Conselho de Energia da União Europeia. Está também em cima da mesa a possibilidade de serem taxados os lucros extraordinários das empresas do setor energético.

A medida serviria para colmatar os aumentos galopantes no preço da eletricidade um pouco por toda a Europa que têm sido contagiados pelos aumentos no preço do gás. Segundo a publicação, o preço deste combustível está hoje cerca de 10 vez mais caro quando comparado com a média da última década.

Esse limite seria assim igual “aos resultados de mercado que seriam esperados se as cadeias de fornecimento globais estivessem a operar normalmente e não estivessem sujeitas a interrupções no fornecimento de gás [russo]”, cita o Financial Timesa partir da proposta da Comissão Europeia que consta num documento a que a publicação teve acesso.

A reunião agendada para esta sexta-feira, 9 de setembro, acontece numa altura em que o principal gasoduto que liga a Rússia à Europa, através da Alemanha, se encontra desligado, estando, por isso, suspensos os envios de gás russo. A decisão de suspender os fluxos de gás surge depois de a Gazprom ter detetado, na passada sexta-feira, fugas de óleo na estação de compressão de Portovaia, na cidade de Viburgo, na Rússia durante os trabalhos de manutenção. Segundo o Kremlin, o NordStream deverá manter-se suspenso até as sanções ocidentais contra Moscovo serem levantadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas estuda preço máximo de 200 euros por MWh para eletricidade das renováveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião