Importador alemão de gás VNG pede ajuda estatal

"Impactos da guerra nos mercados de energia colocaram a VNG numa situação financeira cada vez mais crítica, sem culpa própria", afirma a empresa.

A VNG, uma das maiores importadoras de gás natural russo da Alemanha, pediu esta sexta-feira ajuda financeira ao Governo alemão, avança a Reuters (acesso pago). É a mais recente empresa de energia europeia a procurar apoio estatal por causa dos cortes no fornecimento de Moscovo.

Embora a empresa não tenha divulgado detalhes, a agência de notícias escreve que em causa poderá estar um pedido de propriedade estatal parcial de acordo com as medidas de estabilização cobertas pela Lei de Segurança de Abastecimento Energética da Alemanha.

Até ao início da guerra de agressão russa, a VNG era um grupo empresarial saudável, que contribuía para a segurança do fornecimento de gás na Alemanha”, disse a VNG, detida em 74% pela empresa alemã EnBW.

“Os impactos da guerra nos mercados de energia colocaram a VNG numa situação financeira cada vez mais crítica, sem culpa própria”, acrescentou a empresa.

O Governo alemão vai agora analisar o pedido e está a trabalhar para estabilizar a empresa, de acordo com porta-vozes do Ministério da Economia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Importador alemão de gás VNG pede ajuda estatal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião