TOP 50: Munich Re mantém-se líder mundial das resseguradoras

  • ECO Seguros
  • 12 Setembro 2022

A resseguradora alemã mantém-se à frente da Swiss Re em ano de crescimento devido ao aumento de preços devidos pelo receio das catástrofes naturais. 11 das maiores têm sede nas Bermudas. saiba porquê.

Depois de passar ocupar o primeiro lugar em 2020, a resseguradora Munich Re continua ser a maior resseguradora do mundo, com prémios brutos de resseguro de vida e não vida emitidos de mais de 41,3 Mil milhões de euros em 2021, segundo o ranking estabelecido pela A.M.Best, agência de rating especializada na indústria seguradora à escala mundial.

O ranking, agora divulgado, é baseado em dados de pesquisa da AM Best e classifica as empresas por Prémios Brutos no exercício económico de 2021. A Munich Re conquistou a primeira posição no ano passado, depois de a AM Best ter excluído os prémios de seguro direto realizados pela Swiss Re para efeitos de ranking. A resseguradora suíça, com forte presença em Portugal, mantém-se no segundo lugar tendo crescido 7% em 2021 realtivamente a 2020.

O crescimento da terceira maior, a Hannover Re foi de cerca de 3%, enquanto a francesa a SCOR, a última das quatro grandes resseguradoras da Europa, quebrou negócio em quase 1%, o que levou a uma queda de quarto para quinto na lista para 2021.

A Canada Life Re, oitava em 2020, subiu quatro posições para ocupar a quarta posição da SCOR, após um crescimento impressionante de quase 62%. A AM Best notou que esta foi a primeira vez que uma resseguradora exclusivamente de vida ficou entre as quatro primeiras.

Em sexto lugar está a Berkshire Hathaway que teve um crescimento anual de cerca de 3,5%. Apesar da expansão dos prémios brutos de resseguro, a empresa de Warren Buffett caiu um lugar no ranking.

Tal como em 2020, o mercado especializado de seguros e resseguros da Lloyd’s é o sétimo na lista para 2021, com um crescimento robusto de 17% nos prémios emitidos.

A China Re caiu do sexto lugar em 2020 para o oitavo em 2021, embora ainda tenha registado um crescimento de prémios de quase 7%. A resseguradora de vida Reinsurance Group of America (RGA) e a Everest Re, com sede nas Bermudas, completam os dez primeiros.

A RGA, que também foi a nona em 2020, registou em 2021 um crescimento anual de mais de 6% enquanto a Everest Re subiu um lugar para o décimo, após um forte crescimento de aproximadamente 25% nos prémios emitidos.

Aumento de preços explica um terço a metade do crescimento

A AM Best comentou este ranking explicando que “muitas das companhias de resseguro relataram que um terço a metade de seu crescimento de prémios pode ser atribuído a aumentos de preços, não ao crescimento da exposição. Os aumentos de taxas em muitas das linhas de resseguro são esperados em 2023, embora variem por linha de negócios e território. No entanto, o crescimento pode ser contrabalançado por reduções nos prémios de resseguros imobiliários, já que muitas empresas começaram a retirar ou reduzir substancialmente sua participação nesse mercado”, diz AM Best.

O fenómeno Bermudas

Das 50 maiores resseguradoras 11 têm sede nas Bermudas, que começou a atrair muitas companhias internacionais. Um supervisor muito pragmático e a isenção de impostos sobre lucros tornam muito atraente o destino principalmente em ano de poucas catástrofes e muitos resultados.

Também com 11 resseguradoras está Estados Unidos, depois a Alemanha com 5, Japão com 4, com duas está na Suíça, França, China e Honk Kong e com uma Canadá, Reino Unido, Coreia do Sul, Índia, Brasil, Camarões (a Africa Re), Taiwan e Austrália.

Muitas com prejuízos

O negócio ressegurador sofre especialmente com as catástrofes naturais daí que o Rácio combinado indique prejuízos técnicos em muitas delas. Este rácio é enganador pois quanto maior o seu valor, pior para a companhia. Resulta da adição do rácio de sinistralidade (sinistros/prémios) e do rácio de despesas (custos de exploração/prémios), por isso 100% é o ponto crítico entre lucro e prejuízo.

Assim, a Caisse Centrale de Reassurance (CCR) com 66,9% de Rácio Combinado obteve um excelente lucro, enquanto a IRB – Brasil Resseguros com 132% de Rácio Combinado revelou um ano desastroso do ponto de vista económico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TOP 50: Munich Re mantém-se líder mundial das resseguradoras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião