Inflação homóloga no Reino Unido desacelera para 9,9% em agosto

  • Lusa
  • 14 Setembro 2022

IPC do Reino Unido desacelera para 9,9% à boleia da descida dos combustíveis, mas preços da eletricidade, gás, alimentos e bebidas não alcoólicas sobem. Banco de Inglaterra antecipa inflação de 13%.

O índice de preços no consumidor (IPC) do Reino Unido desacelerou para 9,9% em agosto, contra 10,1% em julho, mas ainda no nível mais alto em quase 40 anos, disse esta quarta-feira o Office for National Statistics (ONS).

A ligeira queda na inflação deveu-se a preços mais baixos dos combustíveis, na sequência de uma queda no custo do petróleo, mas os preços da eletricidade e do gás, bem como dos alimentos e das bebidas não alcoólicas, subiram, de acordo com o ONS.

“O declínio da taxa de inflação homóloga em agosto de 2022 refletiu principalmente uma queda no preço dos combustíveis para motores”, disse o instituto de estatística. No entanto, o ONS observou que também se registaram aumentos em artigos como vestuário e calçado.

O Banco de Inglaterra antecipou que a inflação poderia atingir 13% antes do final do ano devido à subida contínua dos preços globais da energia.

A entidade britânica aumentou recentemente as taxas de juro de 1,25% para 1,75% para controlar a inflação e avisou também que o Reino Unido poderia entrar em recessão no último trimestre do ano e que esta situação poderia ser prolongada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação homóloga no Reino Unido desacelera para 9,9% em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião