Governo vai usar ISP para contornar taxa das gasolineiras declarada ilegal pela UE

  • ECO
  • 14 Setembro 2022

Contribuição do Serviço Rodoviário, declarada ilegal pela justiça europeia, será incorporada no ISP, contornando contestação da UE. Gasolineiras que queiram reembolso também vão ficar limitadas.

A Contribuição do Serviço Rodoviário (CSR), declarada ilegal pelo Tribunal de Justiça da União Europeia em maio, vai passar a estar incorporada no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP), o que permitirá ao Governo contornar o problema levantado pela justiça europeia, avança o Jornal de Negócios.

Se a proposta de lei for aprovada, parte da receita do imposto destinar-se-á a financiar a Infraestruturas de Portugal (IP), como acontecia com a CSR. A taxa remonta a 2007, mas chegou ao Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) após uma gasolineira contestar a contribuição na Justiça, sendo que este concluiu que a mesma viola a lei europeia. Com a incorporação da CSR no ISP, o valor a pagar pelos consumidores e empresas continuará a ser o mesmo.

Em simultâneo, outra alteração proposta clarifica que os Impostos Especiais de Consumo (IEC), em que se inclui o ISP e até agora a CSR, são sempre repercutidos nos consumidores. Trata-se de um esclarecimento ao qual é atribuído caráter interpretativo, e que, por isso, tem impacto no passado. O jornal indica que tal poderá ter implicações nos casos em que as gasolineiras recorram ao tribunal para pedir o reembolso da CSR de anos anteriores, reduzindo-lhes as chances de sucesso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo vai usar ISP para contornar taxa das gasolineiras declarada ilegal pela UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião