Quais as insurtechs portuguesas que o Abanca procura

  • ECO Seguros
  • 15 Setembro 2022

Estão abertas as inscrições para a 7a edição do Programa Abanca Innova Startup. O banco procura valor acrescentado para produtos, microsseguros de nicho, onboarding de clientes e gestão de sinistros.

O Programa Abanca Innova Startup está a aceitar, até ao dia 30 de outubro, candidaturas de insurtechs portuguesas. O que se propõe é um acompanhamento dos empreendedores na realização de uma prova de conceito para validar modelos de negócio.

A iniciativa global do Abanca valoriza candidaturas que complementem a “oferta de seguros ou melhorem a experiência do cliente ao contratar ou gerir seguros”, disse fonte oficial da Abanca ao ECOseguros.

O projeto do banco espanhol valoriza “desde serviços de valor acrescentado, aos nossos produtos atuais, até ao microsseguros de nicho, passando por ferramentas que facilitem o onboarding digital do cliente ou a gestão de sinistros”, explicam.

Numa das primeiras edições do programa Innova Startup, quando o processo de aceleração era ainda tradicional, a DooingIT, uma startup de seguros de ciber-risco, participou e foi a vencedora.

A MiLegado Digital, especializada em oferecer testamentos digitais como um serviço adicional para seguros de vida também se distinguiu numa edição anterior do programa. O Abanca destaca ainda a contribuição de insurtechs como a Drive&Win, Vitaance, Cleverea eGoCleer para o projeto.

A 5ª edição do programa Innova Startup da Abanca culminou com o investimento de capital na Ironchip e a incorporação das soluções tecnológicas da Reatia e The Logic Value.

No caso da Ironchip, a startup de cibersegurança basca, o Abanca Invest co-liderou uma ronda de investimento de 2,1 milhões de euros, apoiada pela Easo Ventures e Inveready. Para além da injeção de capital, a startup já está a trabalhar na implementação de tecnologia de localização inteligente.

A edição anterior do programa está agora a entrar na fase final com a execução das provas dos projetos apresentados pelas startups MyChoice2Pay, WetalkAI, Rentall e Colibid.

As candidaturas das insurtechs portugueses devem ser apresentadas até dia 30 de outubro através do website do programa, onde são solicitadas informações básicas sobre a startup e a sua história, bem como um vídeo de 1 minuto com a proposta que será utilizado no processo de seleção da candidatura.

O processo de seleção consiste na participação em quatro reuniões com as equipas dos departamentos de Negócios, Inovação, TI e Banca de Investimento do Abanca a fim de estudar o case, conceber o projeto-piloto, quantificar os custos e identificar as necessidades tecnológicas.

Numa segunda fase, as startups selecionadas iniciam provas de conceito.

Ao longo do processo de desenvolvimento de ideias, as startups terão à sua disposição um programa de benefícios que inclui a utilização de espaços de coworking nas instalações do Abanca Innova, acesso a serviços Web da Amazon, Google Cloud ou ferramentas de marketing digital, e comunicação ou recursos humanos avaliados em mais de 150 mil euros.

O programa inclui também a participação do HubIn, uma empresa especializada em inovação e empreendedorismo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quais as insurtechs portuguesas que o Abanca procura

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião