Marcelo pressiona Governo a antecipar “visão” para 2023

  • ECO
  • 18 Setembro 2022

Marcelo Rebelo de Sousa reitera que é "muito importante para que os portugueses percebam que, quando o Governo diz que não pode ir mais longe agora, é porque o que vem aí é mau”.

O Governo “talvez ganhasse em explicar aos portugueses que visão tem para o [próximo] ano”, bem como as previsões macroeconómicas para 2023, afirmou o Presidente da República, em declarações citadas pelo Observador e Expresso. Marcelo Rebelo de Sousa reitera que é “muito importante para que os portugueses percebam que, quando o Governo diz que não pode ir mais longe agora, é porque o que vem aí é mau”.

Tendo em conta que ainda faltam três semanas da entrega do Orçamento do Estado, o Governo tem de entregar a proposta de Orçamento no Parlamento no dia 10 de outubro, altura em que é divulgado o cenário macroeconómico, o Presidente considera que “o Governo tem de dizer ao país” como espera que vão evoluir indicadores como o crescimento, o emprego, o turismo e o consumo no ano que vem.

Estas explicações, defende, são importantes para as pessoas perceberem as medidas de apoio para fazer face à inflação, já que “neste intervalo, que são três semanas, isso faz com que muita gente diga: ‘Não percebemos porque não dá mais porque não percebemos o futuro’”. Para Marcelo, quando o “Governo diz que não pode ir mais longe agora, é porque o que vem aí é mau”.

O Governo apresentou nas últimas duas semanas um plano de apoio às famílias, que avaliou em 2.4 mil milhões de euros, mas incluindo mil milhões de pagamento antecipado de pensões, e um plano para as empresas de 1.4 mil milhões de euros, dos quais 720 milhões são linhas de crédito.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo pressiona Governo a antecipar “visão” para 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião