Pandemia mudou os pagamentos e em alguns sítios não basta ter “trocos” no bolso. Mas é legal não aceitar dinheiro?premium

Os hábitos mudaram durante a pandemia e algumas medidas ficaram. Há locais onde não se aceita dinheiro, o que deveria ser obrigatório. No entanto, também não há sanções previstas.

Quando se entra no Mercado da Ribeira pelas portas principais, encontra-se logo uma máquina do Multibanco. Mas somente vale a pena levantar dinheiro se for virar à direita, para a zona tradicional do mercado, já que à esquerda, onde se encontram os espaços do Time Out Market, apenas pode pagar com cartão (ou comprar um TOM Card com notas ou moedas, o que tem um custo). Foi com a pandemia que surgiu esta política, e este não é o único local. Com as mudanças nos hábitos dos consumidores e práticas dos comerciantes, os pagamentos com cartão aumentaram e alguns estabelecimentos deixaram mesmo de aceitar notas e moedas. Mas será isto legal?Advogados ouvidos pelo ECO dizem que, regra geral, não é, mas o Banco de Portugal fala no princípio da boa-fé. E não há sanções previstas. Para alguns

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.