Preço do pão aumentou 15% num ano, mas ficou abaixo da média europeia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 19 Setembro 2022

Entre agosto de 2021 e agosto de 2022, o preço do pão em Portugal aumentou 15%. Na UE, a média foi de 18%. Na Hungria foi onde este bem de primeira necessidade mais subiu: 66%.

Desde o início da guerra na Ucrânia, comprar comida tem ficado cada vez mais caro. Os óleos e gorduras destacam-se entre as subidas de preços mais acentuadas, mas alimentos básicos como o pão também encareceram significativamente. Em Portugal, o preço do pão era 15% mais caro em agosto do que há um ano, o que compara com uma variação de 18% na média da União Europeia (UE), segundo dados publicados esta segunda-feira pelo Eurostat.

“Em agosto de 2022, o preço do pão na UE era em média 18% mais elevado do que em agosto de 2021. Isto representa um enorme aumento em relação a agosto de 2021, quando o preço do pão era em média 3% mais elevado do que em agosto de 2020″, afirma o gabinete de estatísticas europeu.

Subida dos preços do pão na UE entre agosto de 2021 e agosto de 2022

Fonte: Eurostat

Esta variação deve-se à perturbação dos mercados globais desde que a Rússia invadiu a Ucrânia. Sendo dois dos principais exportadores de cereais, como trigo e milho, oleaginosas (sobretudo sementes de girassol) e fertilizantes, milhões de toneladas destes produtos agrícolas chegaram a ficar retidos durante vários meses nos portos do Mar Negro. Em julho, a Rússia e a Ucrânia assinaram acordos separados com a Turquia e as Nações Unidas para retomar as exportações.

Dos 27 Estados-membros da UE, foi a Hungria que registou a maior taxa média de variação dos preços do pão, com este alimento a ficar 66% mais caro em agosto face a um ano antes, sendo logo seguida pela Lituânia (+33%), a Estónia e a Eslováquia (ambos +32%).

Pelo contrário, os países onde o preço do pão menos subiu no espaço de um ano foi em França (+8%), nos Países Baixos e no Luxemburgo (ambos +10%). Em Portugal, a taxa média de variação dos preços do pão foi de 15%, ficando assim abaixo da média da UE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do pão aumentou 15% num ano, mas ficou abaixo da média europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião