ASF e supervisores promovem literacia financeira através de bibliotecas
A DGC e os três supervisores financeiros ASF, BdP e CMVM celebraram um protocolo de cooperação para a promoção de formação financeira através das bibliotecas da Rede Nacional (RNBP).
A Direção-Geral do Consumidor (DGC) e os três supervisores financeiros Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), Banco de Portugal e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários celebraram um protocolo de cooperação para a promoção de formação financeira através das bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP).
O acordo surge no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira que prevê a realização de ações de sensibilização para a importância da literacia financeira, dirigidas aos profissionais das bibliotecas, e a promoção de projetos de literacia financeira, através da RNBP, para todos os públicos.
As iniciativas têm por objetivo melhorar e reforçar conhecimentos financeiros fundamentais para a vida quotidiana, sensibilizar para atitudes e comportamentos financeiros adequados, bem como criar hábitos de poupança, promovendo a resiliência financeira dos cidadãos.
A cerimónia de assinatura teve lugar nas instalações da DGLAB, em Lisboa, e contou com a presença do seu Diretor-Geral, Silvestre Lacerda, da Presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira e representante do Banco de Portugal, Lúcia Leitão, do representante da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Eduardo Pereira, e da representante da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Maria Igreja.
A International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) e o Programa Informação para Todos da UNESCO (IFAP) atualizaram recentemente o Manifesto para as Bibliotecas Públicas, refletindo as realidades e a atual missão destas instituições.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
ASF e supervisores promovem literacia financeira através de bibliotecas
{{ noCommentsLabel }}