Porsche nem precisou de um dia para preencher ações pré-IPO

  • ECO
  • 20 Setembro 2022

Naquela que será a principal entrada em bolsa deste ano, grupo Volkswagen conta arrecadar mais de 9,3 mil milhões de euros.

Nem foram necessárias 24 horas para o grupo Volkswagen ter encontrado investidores para a operação pública de venda em Bolsa (IPO) da Porsche. O grupo automóvel alemão terá conseguido colocar todas as ações que ficarão disponíveis no mercado a partir de 29 de setembro por 82,50 euros, o montante máximo definido.

Entre os investidores interessados, está o fundo soberano do Qatar, que pretende comprar 4,99% das ações da Porsche, refere o jornal Cinco Días, a partir dos dados da Bloomberg e do Financial Times. O fundo soberano da Noruega também vai participar na operação, comprando o equivalente a 750 milhões de euros em papéis.

Ao colocar todas as 911 milhões de ações no mercado – o número tem em conta o modelo 911 –, o grupo Volkswagen vai obter até 9,394 mil milhões de euros. Serão colocadas, no mercado, metade das ações sem direito de voto, que correspondem a 50% de todos os papéis da marca alemã.

Ao entrar em Bolsa, a Porsche ficará avaliada em 75,157 mil milhões de euros, valor próximo dos 78 mil milhões de euros que a troika emprestou a Portugal em 2011.

A entrada em bolsa da Porsche é o primeiro grande IPO do ano na Europa, numa altura em que o fim da política expansionista do Banco Central Europeu serve para diminuir o capital em circulação e, assim, travar a subida da taxa de inflação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porsche nem precisou de um dia para preencher ações pré-IPO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião